Categories
Logística

4 formas de reduzir custos na separação de produtos

Trabalhar com logística é estar sempre de olho no tempo do ciclo das encomendas e movimentações no armazém. Além de, claro, estar sempre atento aos custos das etapas mais estratégicas desses ciclos, como por exemplo, a separação de produtos/picking. A Scheffer apresenta a você 4 formas de reduzir custos nesta etapa.

A separação ou picking está diretamente ligada à satisfação do cliente com suas entregas e encomendas.

Por isso, o desenho estratégico do picking na operação pode ser fator decisivo para reduzir custos, ganhar agilidade e ampliar a satisfação do cliente com a empresa.

Independentemente do volume de demanda na separação, algumas tecnologias podem representar este salto operacional para um picking mais enxuto, preciso e barato.

Confira abaixo 4 formas de reduzir esses custos, 2 para cada tipo de operação de separação:

Picking – Homem ao Produto

Ressuprimento de áreas de picking

Quando a demanda é alta e a movimentação do produto no armazém está desafiando sua equipe, opte pela implementação de um sistema automatizado para ressuprimento das áreas de picking.

A partir de transelevadores, conseguimos projetar uma estrutura de armazenagem que funciona como um pulmão de produtos.

Ou seja, à medida que um determinado material é consumido da linha de separação, o equipamento reabastece esse material automaticamente.

  • Transportadores inteligentes

Linhas de transportadores inteligentes também podem trazer agilidade e redução de custos.

Esses transportadores podem ser projetados para conduzir pedidos para pontos estratégicos de separação, garantindo equilíbrio entre os operadores, eficiência e alta velocidade na preparação de pedidos.

Picking – Produto ao Homem

  • Transelevadores

Já no picking Produto ao Homem, sua empresa precisa conseguir compreender a fundo a realidade dos operadores. É nesses pontos que aparecem oportunidades de otimizar custos e elevar o padrão de qualidade.

Um sistema de transelevador automatizado pode ser uma escolha inteligente para o seu armazém. Assim, seus operadores poderão ter: (1) disponibilização automática do produto a ser separado, (2) rearmazenagem de produto automática e (3) customização facilitada para novos processos.

  • Ergonomia

Quando o assunto é picking, a ergonomia merece total atenção. Principalmente, se o seu foco é garantir um ambiente de trabalho seguro e com bem-estar, com o bônus de evitar processos judiciais em ações trabalhistas de impacto na saúde dos operadores.

É necessário ter o melhor da tecnologia para projetar estações de separação que garantam posição favorável e ergonômica para o trabalho do operador.

Precisa identificar oportunidades na sua operação para ganhar segurança, agilidade e redução de custos?

Conheça nossas soluções para Separação de Pedidos e fale com nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.