Desvios e perdas no armazém são recorrentes e sinalizam fragilidade operacional. Estamos falando de milhares de roubos e desvios em todo o Brasil e como método de se precaver, empresas investem, cada vez mais, em tecnologias e medidas de segurança em suas operações.
Os mecanismos de armazenamento e estocagem mudam de maneira contínua e com agilidade nunca antes vista.
A crise gerada pela pandemia da COVID-19 é um exemplo prático de como a cadeia global de suprimentos pode ser afetada, seja por um grande número de empresas que encerraram as atividades, seja pela repentina necessidade de armazenamento não intencional em áreas de alto risco.
Empresas proativas nos níveis tático, estratégico, e sobretudo, operacional, buscam antecipar estas fragilidades e permanecer altamente competitivas, fazendo com que a gestão esteja sempre atenta para os fatores que guiam um desempenho de alta performance.
Assim, o armazenamento é o ponto-chave a ser considerado quando se busca evitar perdas de estoque e garantir soluções para problemas que significam prejuízos.
Como você sabe, esses prejuízos impactam a lucratividade das empresas, diminuindo os resultados da operação.
Abaixo, a Scheffer te apresenta em quais níveis desvios e perdas no armazém ampliam sua fragilidade operacional.
– Furtos
Quando existem falhas de segurança, internas ou externas, furtos costumam ocorrer e precisam estar no seu projeto de mitigação de riscos.
– Avarias
A falta de rigidez nos processos de armazenamento e transporte pode gerar itens danificados parcialmente ou integralmente, mesmo que não haja intenção da equipe responsável em causar danos à organização.
Quanto mais pontos da operação forem manuais, maiores as chances de avarias ocorrerem.
– Falhas Gerenciais
A ausência de sistemas gerenciais específicos para o armazenamento muitas vezes acaba por levar a registros equivocados, dados desatualizados, falhas de inventário e vendas realizadas sem a detecção real das perdas e desvios.
– Falhas Operacionais
Processos defasados, falta de planejamento coerente com o momento do mercado e a demora em adotar automação dos processos contribuem para falhas comuns e complexas aconteçam.
Sua empresa consegue contornar os desafios de desvios e perdas no armazém?
Conte com quem entende
Desde 1995, a Scheffer se dedica a satisfazer com eficiência e qualidade todas as necessidades de seus clientes, desenvolvendo toda uma gama de produtos e equipamentos com soluções integradas, gerando um novo conceito em armazenamento que agrega valor ao produto ou serviço do cliente.
O Sistema de Gestão de Armazém da Scheffer (WMS) apresenta fácil configuração com interface amigável e de simples manuseio, além de possuir tecnologia e assistência técnica nacional, tendo como seus principais diferenciais:
- consulta e relatórios de estoque (geral, por depósito, por item, por validade) e de ocupação dos depósitos;
- consulta e relatórios de retiradas;
- consulta de ordens de transferências de depósitos;
- regras de notificação operacional: vencimento/quarentena;
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