fbpx

Gerenciando o tempo nas operações logísticas

Tempo é dinheiro. Essa máxima nunca foi tão verdadeira quanto ao falarmos em operações logísticas. Ter um bom gerenciamento de tempo é crucial para a sobrevivência de negócios dos mais diversos setores.

O mercado consumidor está cada vez mais exigente, os clientes estão mais bem informados e sempre online cobrando qualidade, diferenciação de produto ou melhor tempo de entrega.

Para alcançar estes níveis de exigência e garantir uma vantagem competitiva frente à concorrência, as empresas necessitam elevar a eficiência de seus processos de produção e entrega de produto, além de cumprir prazos com alto controle do fluxo na cadeia de suprimentos.

Esse pode ser um objetivo desafiador. Além de envolver várias áreas da empresa, é preciso alinhar fornecedores e colaboradores. Paralelamente, ajustar processos, investir em inovação tecnológica e em estrutura.

Contudo, gerir o tempo de forma eficaz pode trazer impactos positivos na empresa, revestidos na forma de maior lucratividade. 

Continue a leitura e descubra aqui, no blog da Scheffer, como aprimorar a gestão de tempo nas operações logísticas do seu negócio.

Veja também: É possível diminuir o tempo do processo de expedição de cargas

A importância do tempo certo

Desenvolvido e refinado ao longo das décadas, hoje podendo ser aplicado aos mais variados tipos de negócios das esferas pública e privada, o Toyota Production System (TPS) em português, Sistema Toyota de Produção, é uma cultura organizacional que tem como objetivo expor e resolver os problemas nos mais diversos ambientes e situações. 

Esta metodologia  também é conhecida como Just in Time (Tempo Certo)  e preconiza que existem 7 desperdícios principais e, para saná-los, a melhor ferramenta é realizar os processos no “tempo certo”. 

Os desperdícios são:

  • Transporte;
  • Estoque;
  • Movimentação;
  • Espera;
  • Excesso de processamento;
  • Excesso de produção;
  • Defeitos.

A boa gestão do tempo na logística ajuda a melhor resolver estes desperdícios ao encontrar soluções que otimizem simultaneamente todos os processos.

Ao melhorar a frota de transporte, por exemplo, reduzimos o tempo de deslocamento e aceleramos a entrega. Com isso, reduzimos os custos com combustível e aumentamos a rotação de veículos.

Com uma maior disponibilidade de veículos, a necessidade por altos estoques diminui. Assim, além de evitar a superprodução, reduzimos significativamente os custos de armazenamento e o número de movimentações.

Colocando o TPS em prática alcançamos uma melhor qualidade, menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício.

Leia também: O que seu e-commerce ganha com carregamento automático para envio de mercadorias?

3 dicas essenciais para otimizar a gestão do tempo na logística

Com a alta complexidade e volume das atividades logísticas, organizar o tempo é essencial para se destacar em qualquer setor.

Listamos a seguir três dicas para conseguir ter uma eficiente gestão de tempo no seu negócio.

  1. Invista em tecnologia

Empresas focadas em inovação saem na frente na hora de satisfazer clientes. Apostar na automatização logística e investir na transformação digital de armazéns assegura maior agilidade e eficiência, além de garantir informações mais rápidas, precisas e detalhadas.

2. Capacite as equipes

Ao treinar e capacitar a equipe, tanto no nível técnico como teórico, há uma melhoria significativa na produtividade da empresa.  Além disso, o treinamento melhora o clima organizacional, amplia o poder de tomada de decisão, diminui as chances de falhas e maximiza a capacidade de execução.

3. Simplifique processos

Simplificar os processos otimiza o controle das operações, o que resulta em mais produtividade, menos desperdício de recursos, redução de erros e aumento da eficiência nos procedimentos. Por isso, elimine processos desnecessários e busque automatizar o que for possível.

Scheffer: soluções que otimizam o tempo

Buscando o melhor gerenciamento do tempo nas suas operações logísticas?

As soluções personalizadas ofertadas pela Scheffer para cada negócio permitem máxima eficácia no gerenciamento de tempo que são revertidos em redução de desperdício e aumento de lucratividade.

Há mais de 20 anos no mercado de logística e automação, sempre investindo em inovações tecnológicas para movimentação de cargas e armazenagem, a Scheffer desenvolveu diversos cases e parcerias de sucesso.  

Clique aqui e conheça todas as soluções da Scheffer para o seu negócio.

Para entrar em contato com a nossa equipe comercial, utilize os canais a seguir: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br