fbpx

Como implementar o 5S no seu armazém?

A gestão da cadeia de suprimentos é vital para o bom funcionamento do armazém. Por isso, as metodologias que garantem a eficiência máxima dos processos de armazenamento e distribuição são tão necessárias. Um dos métodos mais aplicados nesse sentido é o 5S.

Surgido no Japão, após a 2ª Guerra Mundial, o 5S foi inicialmente pensado para a recuperação do setor produtivo do país afetado pelo conflito global,  tendo como pilares a qualidade, a produtividade e a eliminação dos desperdícios

Apesar de ter surgido no chão de fábrica, hoje o 5S é aplicado em negócios de todos os setores, promovendo uma ampla gama de benefícios.

O método tem como propósito simplificar as rotinas de trabalho,  além de minimizar erros e custos, reduzindo desperdícios através da organização e padronização, bem como da eliminação de atividades supérfluas.

Contudo, a aplicação dos conceitos da metodologia, que podem parecer simples a princípio, exigem o envolvimento de colaboradores de todos os níveis hierárquicos e de parceiros comerciais, pois mais do que uma metodologia de organização, o 5S exige uma mudança da cultura organizacional.

Quer saber como implementar o 5S no seu armazém? Então, continue a leitura desse artigo, aqui no blog da Scheffer, e saiba como colocar em prática esse método que garante eficiência máxima para negócios de todo o planeta. 

Leia também:     Gerenciando o tempo nas operações logísticas

Conheça o 5S e saiba como implementá-lo no seu armazém 

Todo gestor de armazém sabe que o dinamismo do setor logístico exige constante agilidade, eficiência e praticidade para assegurar a vantagem competitiva em um mercado cada vez mais concorrido.

Por esses motivos, a metodologia 5S ganha a cada dia mais adeptos no setor. Ao possibilitar produzir mais com menos, o método reduz custos e tempo, promovendo melhorias operacionais.

Como o próprio nome indica, a metodologia é composta por 5 pilares. Confira cada um a seguir: 

  1. Seiri – senso de utilização

O primeiro “S” é a preparação do ambiente para as demais etapas. Consiste em identificar e eliminar tudo que é obsoleto ou inútil para garantir a otimização da armazenagem, evitando assim o desperdício de recursos e insumos. É preciso ter em mente que o melhor aproveitamento do layout do armazém representa mais eficiência e lucratividade.

  1. Seiton – senso de organização

A segunda etapa refere-se a organização do armazém de modo a aprimorar a gestão de informação e dados por meio da padronização, facilitando o acesso aos itens, a movimentação e o rastreamento. O objetivo sempre é otimizar o tempo, evitando atrasos e perdas, para isso vale investir em tecnologias para etiquetas, códigos de barras e sistematização de itens. 

  1. Seiso – senso de limpeza

Essa etapa é de grande importância para garantir a segurança dos processos, assim como o maior tempo de vida dos equipamentos. A limpeza do ambiente do armazém é uma sequência natural após a sua organização que assegura a integridade de produtos e, também, a saúde dos colaboradores.

  1. Seiketsu – senso de normalização

Nesta fase do 5S, o objetivo é padronizar rotinas por meio do aprimoramento dos processos já implementados e ajustes da operação. Os novos padrões deverão ser conhecidos por todos para que  possam ser seguidos refletindo os novos valores adotados pelo negócio.

  1. Shitsuke – senso de disciplina

A última etapa talvez seja a que requer maior empenho organizacional, uma vez que necessita do esforço contínuo para conscientização de todos os colaboradores para a manutenção das fases anteriormente implementadas.

Veja também: 5 benefícios de atualizar o layout do armazém

Scheffer: pioneirismo em soluções que otimizam o seu armazém

Após conhecer os pilares de sustentação do 5S, fica claro que é preciso realizar um mapeamento dos processos atuais do seu armazém  para mensurar erros e gargalos.

A atualização do layout do armazém, assim como a implantação de novas tecnologias capazes de otimizar a operação e o treinamento constante dos colaboradores são premissas que tornam a utilização do método 5S ainda mais pleno e eficiente.

Atenta a novas tendências de mercado há mais de 20 anos, a Scheffer desenvolve soluções logísticas que primam pela redução do desperdício, ampliação da capacidade de armazenamento e melhor custo x benefício. 

Clique aqui e conheça todas as soluções da Scheffer para o seu negócio.

Para entrar em contato com a nossa equipe comercial, utilize os canais a seguir: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br