fbpx

Conheça os benefícios da logística integrada

Muitos gestores que têm como objetivos centrais a otimização de processos e resultados já compreenderam que a logística é uma área estratégica dentro da organização. Nesse contexto, a logística integrada surge como aperfeiçoamento dos fluxos da supply chain.

O conceito de logística integrada relaciona-se com o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimento por meio de um maior dinamismo dos processos e relações entre todos os atores envolvidos, abarcando tanto setores como compras, armazenagem e transporte, como fornecedores e parceiros.

A integração entre as diferentes áreas e setores busca assegurar uma gestão mais eficiente do fluxo de informações, processo produtivo, coleta, distribuição e entrega ao consumidor final.

A logística integrada possibilita maior fluidez, constância, objetividade e sinergia da comunicação, uma vez que informações e dados são compartilhados por todos os integrantes da cadeia de suprimentos para maior alinhamento dos processos.

Neste artigo, aqui no blog da Scheffer, você vai conhecer os principais benefícios da logística integrada para a sua empresa. Prossiga com a leitura e confira!

Leia também: Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos

Quais são os benefícios da logística integrada?

Muitas vezes a implementação de novas metodologias e tecnologias podem representar um desafio organizacional a ser superado, no entanto, seus benefícios superam as possíveis dificuldades e significam a conquista de uma importante vantagem competitiva no mercado.

Por isso, vale a pena encarar as adversidades e apostar nas inovações que garantam uma otimização dos resultados do seu negócio.

Conheça a seguir os principais benefícios da logística integrada:

  • Tomadas de decisões mais assertivas: o acesso a indicadores e relatórios de desempenho de todos os setores possibilitam uma visão ampla do cenário permitindo que as decisões sejam baseadas em dados concretos, seja nos aspectos financeiros, operacionais ou comerciais. Com isso, a tomada de decisões por parte dos gestores apresenta maior assertividade para o crescimento da organização e detecção de novas oportunidades no mercado.
  • Aumento da produtividade: a logística integrada possibilita identificar mais facilmente gargalos e falhas que afetam os processos e, consequentemente, a produtividade. A correção e a melhoria desses problemas, que muitas vezes passam pela alteração do layout do armazém ou pela eliminação de etapas desnecessárias, refletem positivamente no aumento da produtividade.
  • Gestão mais eficiente de insumos e produtos: uma vez que a logística integrada acompanha todas as etapas da cadeia de suprimentos, é mais fácil para o gestor identificar as necessidades para abastecer a demanda, bem como corrigir falhas, seja para o recebimento de insumos para linha de produção, seja para expedição de produtos para o cliente final. 
  • Redução de custos operacionais:  ao proporcionar maior eficiência dos processos, a logística integrada evita falhas e retrabalho, possibilitando, assim, a redução dos custos operacionais. O planejamento estratégico mais preciso e detalhado também impacta na redução dos gastos com materiais e tempo.

Esses são alguns dos benefícios da logística integrada que nos permite afirmar que esse conceito é a evolução da logística tradicional que agrega alta produtividade, baixos custos e qualidade operacional.

E você, já usa estratégias de logística integrada no seu negócio para garantir vantagem competitiva?

Scheffer: experiência comprovada em logística e automação

Com mais de 20 anos de experiência de mercado nas áreas de logística e automação, a Scheffer destaca-se por antecipar tendências de mercado, como a logística integrada, e investir em tecnologias que priorizem a eficiência dos processos logísticos de seus clientes.


Por isso, se você busca usufruir dos benefícios da logística integrada no seu negócio, fale com quem entende e possui as melhores soluções para atender de forma personalizada a sua empresa. Fale com a Scheffer: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br