fbpx

Você sabe o que é logística verde?

Você já deve ter se deparado com um tema que vem cada dia mais tomando conta do mundo logístico: a chamada logística verde. Mas, você sabe na prática o que isso significa?

O conceito de logística verde, também conhecida como logística ambiental ou eco-logística, refere-se a um conjunto de ações e políticas sustentáveis que tem por finalidade diminuir o impacto ambiental ocasionado pelas atividades realizadas pelo setor logístico.

Essa abordagem logística interfere tanto na configuração de processos e sistemas, assim como no transporte, distribuição e armazenagem de produtos.

A logística verde tem como principal objetivo encontrar um equilíbrio, durante a tomada de decisão, entre as vantagens econômicas e ecológicas. 

É importante diferenciar os conceitos de logística verde de logística reversa.

Embora ambos versem sobre a preocupação com os impactos ambientais, a logística verde atua durante o planejamento estratégico do negócio, optando por medidas que causem os menores impactos no meio ambiente.

Já na logística reversa, busca cuidar de forma responsável dos danos ambientais, seja de embalagens ou resíduos químicos, por exemplo, gerados pela atividade logística.

Continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer, para saber mais sobre logística verde.

Leia também: Como tornar a operação logística mais sustentável

Como a logística verde funciona na prática?

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 1 em cada 3 consumidores afirmam que se preocupam muito com as práticas sustentáveis das marcas que consomem e 55% dão preferência por empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente.

As discussões sobre a responsabilidade das organizações não é uma temática recente, inclusive no Brasil e no mundo, já existem uma série de legislações ambientais que enquadram as empresas nesse sentido.

Entre as leis brasileiras, podemos citar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a do Meio Ambiente, a Lei de Crimes Ambientais, a Lei dos Agrotóxicos e a Lei do Zoneamento Industrial.

Selos e certificados, como Carbon Trust Standard, ISO 14001, ISO 26000, ISO 50001 e OHSAS 18001 também atestam a responsabilidade ambiental das empresas.

A medida ambientalmente responsável a ser adotada para realizar uma logística verde pode variar de acordo com a atividade desenvolvida por cada empresa, no entanto, entre as principais soluções verdes para cada etapa logística podemos considerar:

  • Empacotamento: tem como prioridade diminuir o uso de matéria-prima e utilizar embalagens biodegradáveis;
  • Carga e descarga: por meio da automatização de processos e soluções tecnológicas visa diminuir o desperdício nos meios de produção;
  • Armazenamento: otimização da gestão para dinamizar o transporte;
  • Transporte: investimentos em soluções que possibilitem a redução dos gases do efeito estufa e que consumam menos energia;
  • Distribuição: diminuição dos resíduos poluentes gerados pela entrega e redução dos custos com deslocamento;
  • Gestão de dados: busca a eficiência produtiva equilibrada com a responsabilidade ambiental através da análise de dados e informações de todas as etapas da cadeia produtiva;
  • Reciclagem e reutilização: tem como principal vertente as soluções para coleta e reciclagem de insumos e produtos.

Entre os principais desafios enfrentados para implantação da logística verde estão a dependência dos combustíveis fósseis, entregas de última milha provocadas pelo crescimento exponencial do e-commerce acelerado pela pandemia e a falta de investimentos em soluções tecnológicas e infraestrutura. 

Scheffer: investindo em soluções de logística verde

Quando tratamos de sustentabilidade ambiental, todos têm a ganhar, afinal, o planeta é a casa de todos nós.

Sempre atenta às tendências de mercado e à frente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a Scheffer também se preocupa em contribuir para tornar as operações logísticas mais sustentáveis.

Com maior eficiência energética, ao operar  com um sistema automático por meio de tecnologia regenerativa de energia, o armazém autoportante da Scheffer é um excelente exemplo de solução que  evita os gastos energéticos desnecessários e ainda reduz a necessidade de extrair os recursos naturais para este fim.

Para conhecer mais sobre o armazém autoportante da Scheffer e outras das nossas soluções, acesse aqui.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br