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Hub Logístico: o que é, vantagens e como funciona

Hubs logísticos podem ser definidos como pontos de localização estratégica idealizados para atender múltiplas rotas de distribuição de mercadorias

Os atrasos nas entregas de mercadorias, sobretudo no setor de e-commerce, estão entre os principais obstáculos das empresas que atuam nesse segmento, uma vez que a experiência do consumidor em relação ao pedido acaba comprometida.

Este é um dos fatores que ajudam a explicar o sucesso dos hubs logísticos, que podem ser definidos como pontos de localização estratégica idealizados para atender múltiplas rotas de distribuição de mercadorias.

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Geralmente, os hubs logísticos estão situados nos centros urbanos (com exceção do Centro de Distribuição), em áreas em que o negócio conta com uma alta demanda e precisa simplificar suas operações. Eles também podem apresentar diferentes tipos de estruturas e tamanhos. 

Entre os principais benefícios de implementar ou adquirir um hub logístico, destacamos:

– Otimização das entregas de mercadorias;

– Planejamentos mais eficientes quanto à disponibilidade e urgência no recebimento;

– Localização estratégica e privilegiada;

– Melhor controle das operações;

– Maior satisfação e fidelização dos clientes.

Principais tipos de hub logístico

Entre os tipos mais comuns de hub logístico, podemos citar o Centro de Distribuição, os Cross Docking, os Transit Points e os Lockers. Vamos conhecer um pouco melhor cada um deles?

  • Centro de Distribuição: tipo mais tradicional de hub logístico, é uma solução para empresas que atuam com um grande estoque e precisam executar o fornecimento dos produtos para outros pontos menores;
  • Cross Docking: busca facilitar os processos do supply chain, proporcionando uma dinâmica mais rápida, que reduz as etapas da cadeia de suprimentos;
  • Transit Points: objetivam a distribuição de mercadorias dentro das necessidades logísticas, com base em uma estratégia de economia e eficiência. Ao contrário dos demais, não realiza armazenamento;
  • Lockers: mais voltados às pequenas e médias empresas, funcionam como mini hubs para atender uma dinâmica logística bem alinhada. Mesmo sem um grande estoque, conseguem escoar entregas e pedidos com eficiência.

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Dica da Scheffer: se a sua empresa está pensando em implementar ou adquirir um hub logístico é fundamental investir em uma equipe interna com foco em inovação.

Dessa forma, a missão de implementar as ferramentas mais adequadas, reduzir os gargalos operacionais e aproveitar as melhores oportunidades do mercado crescem, consideravelmente.

A Scheffer destaca-se por ser a primeira empresa nacional com fabricação de sistema de armazenagem automático com transelevadores, buscando a melhoria contínua de seus produtos e soluções. Se interessou? Fale com um dos nossos consultores:
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