fbpx
Categorias
Logística

ChatGPT e Supply Chain: entenda esta relação

No campo logístico, especialistas apontam que a tecnologia ChatGPT pode contribuir na área de supply chain

Um dos assuntos mais comentados atualmente no âmbito das inovações tecnológicas, o ChatGPT (sigla para Chat Generative Pre-trained Transformer) tem grande potencial para ajudar a desenvolver muitos setores da economia, entre eles, a logística.

Em linhas gerais, o ChatGPT é um programa informático que utiliza Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (NLP) com o objetivo de compreender os questionamentos do(a) usuário(a) e automatizar as respostas.

Leia também: Eficiência Logística: o que é, importância e como implementar

Desse modo, podemos dizer que o ChatGPT, ao combinar técnicas de machine learning e deep learning, simula uma conversa humana, representando uma considerável evolução em relação aos chatbots existentes no mercado.

Potencialidades do ChatGPT na logística

No campo logístico, especialistas apontam que a tecnologia ChatGPT pode contribuir de maneira efetiva na área de supply chain (cadeia de suprimentos), uma vez que a IA já havia sido apontada como um dos pilares do segmento nos próximos anos.

Uma das potencialidades do ChatGPT na logística diz respeito a interação dos chatbots com os clientes, uma área que enfrenta dificuldades atualmente, mas que com a nova tecnologia – mais avançada – tende a apresentar evolução.

Leia também: 3 razões para automatizar seu armazém logístico em 2023

Ainda na cadeia de supply chain, o ChatGPT poderá gerar documentos automaticamente, atuando em conjunto com a tecnologia LMM (Tecnologia de Modelagem de Linguagem, na sigla em português). 

Como faz uso de modelos linguísticos para gerenciar grandes volumes de dados, o ChatGPT pode ser implementado em processos voltados ao cliente ou mesmo em processos internos, facilitando a busca por respostas e as tomadas de decisão. 

Desafios para implementação do ChatGPT

Todavia, o êxito da aplicabilidade do ChatGPT na logística dependerá, entre outros fatores, da capacidade de a tecnologia compreender quais dados são verdadeiros ou falsos, e quais informações não têm utilidade para o(a) usuário(a).

Apesar de seu imenso potencial, há um consenso de que ainda é cedo para conclusões acerca dos impactos que a tecnologia ChatGPT poderá causar na cadeia de suprimentos.  
Sobre um ponto, não resta dúvidas: além de mais tempo para conhecer melhor a tecnologia, também será necessário que o ChatGPT passe por processos internos capazes de assegurar a veracidade dos dados analisados, tornando-os mais confiáveis e ágeis.