fbpx

Blog Scheffer Logística

Seja avisado quando este blog for atualizado preenchendo os campos abaixo:

logística verde

Você sabe o que é logística verde?

Você já deve ter se deparado com um tema que vem cada dia mais tomando conta do mundo logístico: a chamada logística verde. Mas, você sabe na prática o que isso significa? O conceito de logística verde, também conhecida como logística ambiental ou eco-logística, refere-se a um conjunto de ações e políticas sustentáveis que tem por finalidade diminuir o impacto ambiental ocasionado pelas atividades realizadas pelo setor logístico. Essa abordagem logística interfere tanto na configuração de processos e sistemas, assim como no transporte, distribuição e armazenagem de produtos. A logística verde tem como principal objetivo encontrar um equilíbrio, durante a tomada de decisão, entre as vantagens econômicas e ecológicas.  É importante diferenciar os conceitos de logística verde de logística reversa. Embora ambos versem sobre a preocupação com os impactos ambientais, a logística verde atua durante o planejamento estratégico do negócio, optando por medidas que causem os menores impactos no meio ambiente. Já na logística reversa, busca cuidar de forma responsável dos danos ambientais, seja de embalagens ou resíduos químicos, por exemplo, gerados pela atividade logística. Continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer, para saber mais sobre logística verde. Leia também: Como tornar a operação logística mais sustentável

LEIA MAIS »
logística integrada

Conheça os benefícios da logística integrada

Muitos gestores que têm como objetivos centrais a otimização de processos e resultados já compreenderam que a logística é uma área estratégica dentro da organização. Nesse contexto, a logística integrada surge como aperfeiçoamento dos fluxos da supply chain. O conceito de logística integrada relaciona-se com o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimento por meio de um maior dinamismo dos processos e relações entre todos os atores envolvidos, abarcando tanto setores como compras, armazenagem e transporte, como fornecedores e parceiros. A integração entre as diferentes áreas e setores busca assegurar uma gestão mais eficiente do fluxo de informações, processo produtivo, coleta, distribuição e entrega ao consumidor final. A logística integrada possibilita maior fluidez, constância, objetividade e sinergia da comunicação, uma vez que informações e dados são compartilhados por todos os integrantes da cadeia de suprimentos para maior alinhamento dos processos. Neste artigo, aqui no blog da Scheffer, você vai conhecer os principais benefícios da logística integrada para a sua empresa. Prossiga com a leitura e confira! Leia também: Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos Quais são os benefícios da logística integrada? Muitas vezes a implementação de novas metodologias e tecnologias podem representar um desafio organizacional a

LEIA MAIS »
5S

Como implementar o 5S no seu armazém?

A gestão da cadeia de suprimentos é vital para o bom funcionamento do armazém. Por isso, as metodologias que garantem a eficiência máxima dos processos de armazenamento e distribuição são tão necessárias. Um dos métodos mais aplicados nesse sentido é o 5S. Surgido no Japão, após a 2ª Guerra Mundial, o 5S foi inicialmente pensado para a recuperação do setor produtivo do país afetado pelo conflito global,  tendo como pilares a qualidade, a produtividade e a eliminação dos desperdícios.  Apesar de ter surgido no chão de fábrica, hoje o 5S é aplicado em negócios de todos os setores, promovendo uma ampla gama de benefícios. O método tem como propósito simplificar as rotinas de trabalho,  além de minimizar erros e custos, reduzindo desperdícios através da organização e padronização, bem como da eliminação de atividades supérfluas. Contudo, a aplicação dos conceitos da metodologia, que podem parecer simples a princípio, exigem o envolvimento de colaboradores de todos os níveis hierárquicos e de parceiros comerciais, pois mais do que uma metodologia de organização, o 5S exige uma mudança da cultura organizacional. Quer saber como implementar o 5S no seu armazém? Então, continue a leitura desse artigo, aqui no blog da Scheffer, e saiba como

LEIA MAIS »
dimensionamento do armazém

Desafios na hora de calcular o dimensionamento do armazém

Quando falamos sobre logística, podemos pensar no armazém como o coração  da supply chain, pois é o local que concentra grande partes dos processos vitais para operação. No entanto,  calcular o dimensionamento do armazém pode apresentar diversos desafios aos gestores.  As tomadas de decisão relacionadas à capacidade de armazenagem podem influenciar tanto nos custos operacionais e  de infraestrutura, como nos custos de mão de obra. Além de reduzir o espaço das operações, o dimensionamento pode gerar uma série de economias, a exemplo dos custos com energia elétrica, quantidade de colaboradores, aluguel do local, entre outros O dimensionamento adequado do armazém possibilita suprir todas as necessidades de produção e distribuição, consequentemente  otimizando os lucros da sua empresa. Para uma gestão logística eficiente é  fundamental buscar aproveitar ao máximo a capacidade  de armazenagem, e isto vai muito além de levar em conta apenas o tamanho do armazém. É preciso considerar as especificidades de cada negócio e também diversos fatores para evitar problemas de organização e logística no decorrer da operação.  Quer saber como dimensionar corretamente a capacidade do seu armazém? Então, continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer. Leia também: Precisa ampliar a capacidade do armazém, mas o espaço

LEIA MAIS »

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogistica.com.br