fbpx
Categorias
Logística

“Hub and Spoke”: benefícios para a distribuição de mercadorias

Quando o assunto é a distribuição de mercadorias, um dos fluxos de transporte utilizados pelas empresas é o chamado “ponto por ponto”. 

Nesse modelo, as mercadorias são transportadas sem um ponto de referência centralizado, o que de acordo com os especialistas em logística pode resultar em perdas de estoque e fluxos ineficientes.

Leia também: Veja dicas para tornar o picking do armazém mais eficiente

Daí a importância do Hub and Spoke, também conhecido como modelo de rede radial ou centralizada, um sistema que concentra o gerenciamento do transporte e armazenamento do estoque em um armazém central

A partir deste hub, o estoque passa a ser distribuído para as demais unidades de armazéns regionalizados, quando necessário. 

Principais benefícios do Hub and Spoke para a distribuição de mercadorias

1. Redução de custos: o modelo permite consolidar cargas em um único ponto central (hub), o que reduz os custos de transporte e armazenamento, uma vez que há maior eficiência na utilização dos recursos logísticos;

2. Maior eficiência operacional: com o hub and spoke, é possível otimizar e melhorar o fluxo de mercadorias, reduzindo o tempo de trânsito e melhorando a disponibilidade de produtos nos pontos de distribuição;

3. Melhor gerenciamento de estoque: o modelo hub and spoke permite um melhor controle do estoque, uma vez que os produtos são centralizados e a distribuição é feita de forma planejada e estruturada.

Outras vantagens consideráveis desse tipo de estratégia logística incluem um melhor nível de serviço oferecido aos clientes, otimização da capacidade de adaptação e a redução dos riscos de avarias.

Leia também: Flexibilidade: um atributo cada vez mais valorizado nas operações logísticas

Estes são alguns dos principais benefícios logísticos do modelo hub and spoke. Cabe ressaltar que cada empresa e indústria tem suas particularidades, e é necessário avaliar individualmente como o sistema pode ser aplicado e trazer vantagens para cada caso.

Para conhecer as soluções da Scheffer na área da automação logística, entre em contato com um dos nossos consultores:

(42) 3239-0700

scheffer@schefferlogistica.com.br 

https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/
Categorias
Logística

Novas tecnologias na cadeia de suprimentos podem render economia de 30% para as companhias

Aumento da eficiência operacional é um dos principais benefícios das novas tecnologias para a cadeia de suprimentos

As companhias multinacionais que implementam novas tecnologias em sua cadeia de suprimentos podem economizar até 30% em despesas de logística. O dado consta de um estudo da empresa de consultoria McKinsey & Company. 

Entre as tecnologias mencionadas pelo levantamento, destaque para a Big Data, Internet das Coisas Industrial (IIoT), Armazenamento na Nuvem, Inteligência Artificial e Blockchain.

Leia também: ChatGPT e Supply Chain: entenda esta relação

Repensar a cadeia de suprimentos

De acordo com o estudo, a Indústria 4.0 criou uma disrupção, a qual exige que as empresas repensem a maneira como projetam sua cadeia de suprimentos

“Surgiram várias tecnologias que estão alterando as formas tradicionais de trabalho. Além disso, as megatendências e as expectativas dos clientes mudam o jogo. Além da necessidade de adaptação, as cadeias de suprimentos também têm a oportunidade de alcançar o próximo horizonte de eficácia operacional e alavancar modelos de negócios emergentes da cadeia de suprimentos digital”, reforça o levantamento.

Benefícios das novas tecnologias para a cadeia de suprimentos

Conforme o estudo, implementar as novas tecnologias na cadeia de suprimentos terá, como principais benefícios:

  • Aumentar a eficiência;
  • Potencializar a produtividade;
  • Estimular a flexibilidade. 

O impacto potencial da chamada Cadeia de Suprimentos 4.0 nos próximos dois a três anos deve resultar em uma redução de 75% em vendas perdidas e na diminuição de até 30% dos custos operacionais. “Ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade das cadeias de abastecimento significativamente”, reforça o estudo da McKinsey & Company.

Leia também: Conheça 3 aplicações de Gêmeos Digitais na logística

Precisando de soluções de logística e automação para alavancar os resultados da sua empresa? Acesse: https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/ 

Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores: (42) 3239-0700
scheffer@schefferlogistica.com.br