fbpx

Análise Prescritiva: o que é, importância e aplicações no setor logístico

No mundo da logística, a tomada de decisão rápida e eficiente é imprescindível. Daí a importância da Análise Prescritiva, uma ferramenta importante uma vez que é capaz de transformar dados em ações concretas.

O que é Análise Prescritiva?

A Análise Prescritiva é uma forma avançada de análise de dados. Ela não apenas interpreta informações para entender o que aconteceu ou o que está acontecendo, mas, além disso, também sugere ações e mostra as implicações de cada decisão.

Leia também: Conheça as principais tendências de automação logística para 2024

Importância no Setor Logístico

Como já sabemos, a eficiência é um fator-chave para o segmento logístico. Nesse sentido, a Análise Prescritiva ajuda a otimizar rotas de entrega, gerenciar inventários de forma eficaz e prever demandas futuras, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente.

Aplicações Práticas

  • Otimização de Rotas: propõe as rotas mais eficientes, considerando fatores como tráfego e condições climáticas;
  • Gerenciamento de Inventário: indica quando reabastecer ou reduzir estoques, baseado em análises preditivas de demanda;
  • Previsão de Demanda: permite antecipar picos de demanda, preparando a logística para atender estas necessidades.

Como pudemos observar neste artigo, a Análise Prescritiva é mais do que uma ferramenta de análise de dados: é um diferencial competitivo no setor logístico. Ao adotá-la de forma eficaz, as organizações podem tomar decisões mais bem informadas, agilizar operações e satisfazer melhor seus clientes.

Leia também: Gestão de Riscos na logística: por que implementar?

Precisando automatizar a logística do seu negócio para alavancar seus resultados? Conheça as soluções inovadoras da Scheffer: https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/ 

Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores: (42) 3239-0700
scheffer@schefferlogistica.com.br 

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br