Muito tem se falado de compliance no mundo corporativo. Oriundo do inglês comply, o termo refere-se a agir de acordo com eventuais regras e normas de uma área específica. Mas como o compliance é aplicado às operações logísticas?
Na prática, é o compliance que determina se a empresa está em conformidade com as normas, leis e outras diretrizes, sejam externas ou internas, criadas pela própria companhia para um determinado fim específico.
Somente ao atender as exigências relacionadas a esses dois níveis, a empresa passa a funcionar em conformidade com todas as determinações. Como consequência, passa a obter resultados mais satisfatórios, otimizar custos e minimizar as falhas nas operações.
Quando tratamos de logística, o compliance se relaciona com todas as normas de armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias.
Tomar conhecimento acerca da legislação e normativas de determinado setor permite que os processos sejam realizados de modo mais eficiente, além de evitar diversos tipos de problemas e sanções legais.
Não estar em conformidade pode acarretar ainda prejuízos financeiros, atrasos e falhas nas operações, perda de credibilidade e de posicionamento no mercado.
O assunto vem sendo levado a sério pelas empresas, inclusive muitas já implantaram um setor específico para se dedicar ao tema, normalmente coordenado por um especialista na área, o compliance officer.
Continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer, para saber como assegurar a compliance logística no seu negócio.
4 etapas do compliance logístico
Cada setor apresenta diretrizes e particularidades próprias, assim, não há uma fórmula pronta para aplicar o compliance na prática. É preciso levar em consideração as especificidades de cada caso.
Empresas com atuação no mercado internacional, por exemplo, precisam estar atentas à legislação de cada país, uma vez que há diferenças nos regulamentos e normas para o controle correto da qualidade e da segurança das operações.
Contudo, 4 etapas básicas servem como base geral e devem ser seguidas pelas empresas que desejam otimizar seus processos logísticos:
- Identificação de riscos
É fato que quando não há padronização de um processo ou nenhuma normatização a tendência é que os riscos sejam aumentados. Assim, estabelecer um fluxo dos processos, identificando potenciais pontos críticos e riscos, para na sequência estabelecer procedimentos que possibilitem a redução das falhas por meio da padronização dos processos é o primeiro passo a ser seguido.
2. Planos de prevenção
Após conhecer os riscos, é hora de pensar em como preveni-los. Criar soluções para problemas pode envolver desde o treinamento das equipes até a mudança no modo de realização de um procedimento, por isso, o essencial é sempre ter como objetivo evitar que os erros aconteçam.
Cabe lembrar que a criação de normas e políticas internas é um caminho que deve ser amplamente enfatizado junto aos colaboradores e colocado em prática diariamente.
3. Monitoramento contínuo
Mesmo depois da implantação dos planos de prevenção é possível que erros aconteçam. Por isso, é preciso acompanhar continuamente as soluções desenvolvidas para garantir que os resultados esperados estão sendo obtidos.
Para o monitoramento do cumprimento das regras é possível realizar auditorias, elaborar relatórios de resultados e buscar informações com os próprios colaboradores.
4. Resolução de falhas
Neste ponto é o momento de colocar em prática as correções das falhas detectadas. Isto pode envolver corrigir os processos, eliminar atividades e até mesmo revisar as normativas previamente estipuladas, caso elas de fato não estejam cumprindo seus propósitos.
Adotar uma perspectiva sempre aberta para melhorias e aprimoramento, bem como acompanhar tendências, é fundamental para encontrar o melhor modelo para o seu negócio.
Leia também: Precisa ampliar a capacidade do armazém, mas o espaço físico é limitado?
WCS da Scheffer: antecipando inconformidades de processos logísticos
Buscando um sistema que possibilite a padronização e antecipe inconformidades dos processos logísticos do seu negócio?
Por meio do WCS (Warehouse Control System) da Scheffer é possível realizar o gerenciamento de armazém integrando os processos do seu negócio desde o chão de fábrica até a expedição do produto, potencializando a performance da empresa.
Com o WCS todos os dados de operações dentro do armazém são capturados e disponibilizados como relatórios que possibilitam uma ampla visão da situação:
- Consultas e Relatórios de Estoque;
- Consultas e Relatórios de Retiradas;
- Consulta de ordens de transferências de depósitos;
- Regras de notificação operacional: vencimento / quarentena.
Identifique as possibilidades de melhoria e pontos fracos de sua metodologia atual e melhore a performance do seu negócio. Fale com os especialistas da Scheffer e saiba mais: (42) 3239-0700 scheffer@schefferlogistica.com.br