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Como assegurar o compliance na logística?

Muito tem se falado de compliance no mundo corporativo. Oriundo do inglês comply, o termo refere-se a agir de acordo com eventuais regras e normas de uma área específica. Mas como o compliance é aplicado às operações logísticas?

Na prática, é o compliance que determina se a empresa está em conformidade com as normas, leis e outras diretrizes, sejam externas ou internas, criadas pela própria companhia para um determinado fim específico.

Somente ao atender as exigências relacionadas a esses dois níveis, a empresa passa a funcionar em conformidade com todas as determinações. Como consequência, passa a obter resultados mais satisfatórios, otimizar custos e minimizar as falhas nas operações.

Quando tratamos de logística, o compliance se relaciona com todas as normas de armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias. 

Tomar conhecimento acerca da legislação e normativas de determinado setor permite que os processos sejam realizados de modo mais eficiente, além de evitar diversos tipos de problemas e sanções legais.

Não estar em conformidade pode acarretar ainda prejuízos financeiros, atrasos e falhas nas operações, perda de credibilidade e de posicionamento no mercado.

O assunto vem sendo levado a sério pelas empresas, inclusive muitas já implantaram um setor específico para se dedicar ao tema, normalmente coordenado por um especialista na área, o compliance officer. 

Continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer, para saber como assegurar a compliance logística no seu negócio.

4 etapas do compliance logístico 

Cada setor apresenta diretrizes e particularidades próprias, assim, não há uma fórmula pronta para aplicar o compliance na prática. É preciso levar em consideração as especificidades de cada caso.

Empresas com atuação no mercado internacional, por exemplo, precisam estar atentas à legislação de cada país, uma vez que há diferenças nos regulamentos e normas para o controle correto da qualidade e da segurança das operações.

Contudo, 4 etapas básicas servem como base geral e devem ser seguidas pelas empresas que desejam otimizar seus processos logísticos:

  1. Identificação de riscos

É fato que quando não há padronização de um processo ou nenhuma normatização a tendência é que os riscos sejam aumentados. Assim, estabelecer um fluxo dos processos, identificando potenciais pontos críticos e riscos, para na sequência estabelecer procedimentos que possibilitem a redução das falhas por meio da padronização dos processos é o primeiro passo a ser seguido.

2. Planos de prevenção

Após conhecer os riscos, é hora de pensar em como preveni-los. Criar soluções para problemas pode envolver desde o treinamento das equipes até a mudança no modo de realização de um procedimento, por isso, o essencial é sempre ter como objetivo evitar que os erros aconteçam.

Cabe lembrar que a criação de normas e políticas internas é um caminho que deve ser amplamente enfatizado junto aos colaboradores e colocado em prática diariamente.

3. Monitoramento contínuo

Mesmo depois da implantação dos planos de prevenção é possível que erros aconteçam. Por isso, é preciso acompanhar continuamente as soluções desenvolvidas para garantir que os resultados esperados estão sendo obtidos.

Para o monitoramento do cumprimento das regras é possível realizar auditorias, elaborar relatórios de resultados e buscar informações com os próprios colaboradores.

4. Resolução de falhas

Neste ponto é o momento de colocar em prática as correções das falhas detectadas. Isto pode envolver corrigir os processos, eliminar atividades e até mesmo revisar as normativas previamente estipuladas, caso elas de fato não estejam cumprindo seus propósitos.

Adotar uma perspectiva sempre aberta para melhorias e aprimoramento, bem como acompanhar tendências, é fundamental para encontrar o melhor modelo para o seu negócio. 

Leia também: Precisa ampliar a capacidade do armazém, mas o espaço físico é limitado?

WCS da Scheffer: antecipando inconformidades de processos logísticos 

Buscando um sistema que possibilite a padronização e antecipe inconformidades dos processos logísticos do seu negócio?

Por meio do WCS (Warehouse Control System) da Scheffer é possível realizar o gerenciamento de armazém integrando os processos do seu negócio desde o chão de fábrica até a expedição do produto, potencializando a performance da empresa. 

Com o WCS todos os dados de operações dentro do armazém são capturados e disponibilizados como relatórios que possibilitam uma ampla visão da situação:

  • Consultas e Relatórios de Estoque;
  • Consultas e Relatórios de Retiradas;
  • Consulta de ordens de transferências de depósitos;
  • Regras de notificação operacional: vencimento / quarentena.

Identifique as possibilidades de melhoria e pontos fracos de sua metodologia atual e melhore a performance do seu negócio. Fale com os especialistas da Scheffer e saiba mais: (42) 3239-0700  scheffer@schefferlogistica.com.br

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