No Brasil e no mundo, a temática da ESG na logística vem ganhando cada vez mais espaço entre profissionais e especialistas do setor.
A abreviação ESG significa, em inglês, Environmental, Social and Governance e faz referência a boas práticas empresariais que estejam em conformidade com os aspectos ambiental, social e governamental.
O termo foi criado em 2004, por uma iniciativa do Banco Mundial em conjunto com a ONU que naquele ano reuniu as 50 principais instituições financeiras do mundo com o objetivo de buscar maneiras de integrar o ESG aos mercados de capitais.
No Brasil, só em 2020, de acordo com estudo feito pela Morningstar a pedido da Capital Reset, os fundos ESG captaram ao menos R$2,5 bilhões, sendo que mais 50% dessa captação veio de fundos criados no mesmo período.
A ampliação do debate sobre o conceito deve-se principalmente aos impactos positivos da ESG na área associada à importância crescente do investimento estratégico em logística para o crescimento dos negócios.
Você também quer compreender como a ESG impacta a logística e como pode beneficiar a sua empresa? Então, siga acompanhando esse artigo aqui no blog da Scheffer. Boa leitura!
Leia também: Você sabe o que é logística verde?
O impacto da ESG na logística
Antes de nos aprofundarmos sobre os impactos da ESG na logística, é preciso ter em mente que a prática não se resume a cumprir protocolos que tragam benefícios apenas ao ambiente externo à organização.
A ESG tem efeito direto na competitividade de mercado e na preferência dos consumidores, uma vez que a cada dia os clientes mostram-se dispostos a preferir as empresas engajadas e comprometidas com as questões relacionadas à responsabilidade social e ambiental.
Conheça a seguir alguns aspectos que podem ser impactados pela implantação da ESG nos processos logísticos do seu negócio:
E – Ambiental
Esse ponto relaciona-se com a movimentação tanto interna, quanto externa, de mercadorias e insumos na supply chain podendo promover uma logística mais sustentável e limpa para todos os envolvidos no processo. Entre as iniciativas possíveis, temos:
- Fortalecimento da logística reversa
- Redução da pegada de carbono
- Utilização de fontes de energia limpa
- Uso consciente de embalagens
- Priorização da economia circular
S – Social
A ESG no âmbito social leva em conta como as organizações se relacionam com os stakeholders, ou seja, seus colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e com a comunidade no entorno.
Deste modo, as empresas deixam de ter o foco apenas no lucro dos acionistas para um novo modelo que prima pela geração de valor para todos os públicos envolvidos, proporcionando que mais pessoas e instituições sejam beneficiadas e prosperem de maneira conjunta.
Através dessa visão, no setor logísticos existem diversas questões a serem abordadas, desde a prostitução infantil nas estradas, o desencaminho de cargas e a utilização de drogas ilícitas por parte dos motoristas de cargas.
G – Governança
O último pilar da sigla ESG refere-se a governança que, por meio da formação de lideranças e da consolidação de uma cultura organizacional voltada para as melhores práticas possibilita o total aproveitamento das iniciativas das áreas ambiental e social do setor logístico.
Com as ações de governança, é possível combater a corrupção e o desvio de recursos dentro da empresa, além priorizar a ética e a transparência para gestão organizacional muito mais integrada entre os setores e colaborativa.
Scheffer: priorizando as soluções conjuntas
Como você pode notar, ESG é uma ferramenta que fortalece não só o conceito de sustentabilidade ambiental, como também agrega outros aspectos que envolvem o contexto das organizações e que são vitais para sua sobrevivência, como o impacto social e a governança.
Por conta dessa integração, há uma maior potencialização das ações voltadas para a logística verde e maior eficiência em diversos processos internos e externos.
Há mais de 20 anos de mercado e sempre atento às melhores práticas, as soluções da Scheffer primam pela sustentabilidade logística por entender a responsabilidade conjunta de todos para garantir um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações.
Um excelente exemplo é o armazém autoportante da Scheffer que evita os gastos energéticos desnecessários e ainda reduz a necessidade de extrair os recursos naturais para este fim.
E na sua empresa, você já aplica o ESG na logística? Para conhecer mais sobre o armazém autoportante da Scheffer e outras das nossas soluções, acesse aqui.Fale com os consultores da Scheffer: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br e saiba tudo sobre nossas soluções voltadas à sustentabilidade.