fbpx
Categorias
Cases

Tipos de picking: saiba como cada um funciona

Os quatro tipos mais comuns de picking são implementados de acordo com a necessidade específica da organização

Aqui, no blog da Scheffer, você já viu que o picking (também conhecido como order picking), é a seleção de pedidos de um armazém que determina a etapa de separação ou preparação de pedidos para despacho. 

Formado, basicamente, por quatro etapas: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo, o picking (“seleção”, traduzido do inglês), quando tem seu sistema aprimorado com eficiência, contribui para o aumento da produtividade e a satisfação dos clientes.

Leia também: Como aumentar a eficiência do picking?

Hoje, especificamente, vamos explicar como funcionam os quatro tipos mais comuns de picking:

  1. Picking Discreto: quando cada funcionário ganha a atribuição pela seleção dos produtos de um determinado pedido. Como todos os itens daquele pedido em específico são recolhidos pelo mesmo colaborador, o objetivo é que o risco de falhas seja reduzido. Contudo, aumenta o tempo de execução do picking;
  2. Picking por Lote: quando o funcionário responsável pela seleção condiciona o recolhimento de todos os produtos (de inúmeros pedidos diversos, de uma só vez) a existência de uma demanda maior;
  3. Picking por Zona: quando a área destinada ao armazenamento é distribuída por zonas, as quais são supervisionadas por um funcionário que é encarregado de coletar todos os produtos disponíveis neste local;
  4. Picking por Onda: quando cada tipo de produto é dividido para um funcionário diferente. Desse modo, o colaborador se responsabiliza por recolher esse item específico relacionado a cada pedido.

Leia também: Conheça os benefícios da logística integrada

Qual é o melhor tipo de picking?

Na realidade, não existe um tipo de picking que seja melhor, mas, sim, uma metodologia mais apropriada para a necessidade do seu negócio. Para saber qual melhor se aplica é preciso considerar diversos fatores, como o tamanho das movimentações, número de funcionários disponíveis, entre outros.

Conheça as soluções automatizadas da Scheffer para a separação de pedidos:

Se interessou? Fale com um consultor da Scheffer: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br

Categorias
Logística

Como otimizar as operações logísticas em datas sazonais?

Otimizar as operações logísticas em datas sazonais é muito importante para as empresas do setor

As datas sazonais (Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, etc.) são de fundamental importância tanto para o aumento do faturamento de muitas empresas, quanto para a experiência dos clientes. Nesse sentido, otimizar as operações logísticas pode ser uma medida crucial para o sucesso do seu negócio.

Isso ocorre porque as datas sazonais têm a propriedade de deixar o serviço prestado em evidência, o que significa dizer que, caso algo dê errado, a insatisfação dos consumidores tende a ganhar grandes proporções.

Leia também: Quando optar por um armazém autoportante?

Um fator muito importante é atentar para o gerenciamento interno na estrutura instalada junto aos funcionários. Para tornar essa operação menos complexa, duas perguntas a serem respondidas são:

  1. Quais são as expectativas da empresa sobre cada data sazonal?
  2. Quais níveis de impacto podem ser causados tanto no mercado quanto nas especificidades do negócio?

Datas Sazonais: o que fazer para otimizar as operações logísticas?

Entre as principais medidas que podem ser implementadas para otimizar as operações logísticas em datas sazonais, estão: desenvolver um plano de ação, antecipar as demandas, reformular as rotas, utilizar as informações do histórico interno, oferecer a logística reversa e investir na automatização.

Além disso, é imprescindível que os gestores tenham visão estratégica no que diz respeito ao controle da real capacidade que a empresa pode oferecer, de modo que não venha a comprometer os prazos de entrega e o atendimento ao cliente.

Traçar estratégias para que o estoque não venha a ficar sem os produtos – principalmente os mais procurados nas respectivas datas sazonais – é outro diferencial que precisa ser levado em consideração.

Leia também: Como aumentar a eficiência do picking?

Qualidade e prazo em datas sazonais

Como a alta demanda estimulada pelas datas sazonais costuma ser um problema frequente, as empresas que obtêm êxito ao cumprir prazos e manter os padrões de qualidade veem crescer, consideravelmente, as chances de aumentar as compras e fidelizar clientes.

Solução automatizada para altas demandas

Se o seu negócio dispõe de uma alta demanda de separação, aliada à produtos de movimentação conhecida, saiba que a Scheffer pode te ajudar a implementar um sistema automatizado para ressuprimento das áreas de picking.

Funciona assim: os transelevadores utilizam a estrutura de armazenagem como pulmão de produtos e, à medida que um determinado material é consumido da linha de separação, o equipamento, automaticamente, reabastece esse material.

Conheça, com mais detalhes, nossas soluções para separação de pedidos: https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/solucoes-para-separacao-de-pedidos/ 

Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br