fbpx

5 benefícios de atualizar o layout do armazém

As atividades de movimentação e armazenagem de produtos têm papel fundamental na gestão logística e no alcance dos objetivos de negócio de uma empresa. As operações de armazenagem ganham, cada vez mais, destaque no diferencial competitivo e, agora, vamos apresentar a você 5 benefícios de atualizar o layout do seu armazém.

Por que projetar um layout personalizado é importante

Primeiramente, vamos estabelecer um ponto de partida comum para a importância de um layout personalizado para o seu armazém.

As empresas que dependem do desempenho logístico dos seus negócios vêm aperfeiçoando ferramentas, métodos e processos para se manter à frente da concorrência.

O objetivo central é sempre garantir para seus clientes o produto certo, na hora certa a um preço mínimo e com a melhor qualidade.

Para que isso seja possível, as empresas precisam encontrar a melhor forma de se organizar um estoque e de se armazenar corretamente os produtos.

Ou seja, o layout correto do armazém é para garantir este objetivo: oferecer organização e metodologia de armazenagem que facilitam a localização dos produtos, para melhor atendimento da demanda dos clientes.

Se você acha que seu armazém pode garantir melhores resultados, apresentamos, a seguir, benefícios práticos em atualizar o layout do seu armazém.

Benefícios de atualizar layout do armazém

Para mensurar ganhos em qualidade processual e economia de custos operacionais, vamos considerar que a atualização do layout será realizada para um sistema de armazenagem automatizado.

As melhorias serão sentidas nas seguintes frentes:

Melhor acuracidade do estoque

A acuracidade do estoque está diretamente ligada à redução de custos operacionais. Isso porque, ganhar precisão entre os dados de inventário e os itens armazenados resulta em menos produtos parados ou acumulados, além de diminuir atrasos nas entregas e evitar a perda da validade no caso de produtos perecíveis.

Um layout com foco em acuracidade irá resultar em maior confiabilidade para o seu estoque contábil (em relação ao estoque físico) e facilitará também o planejamento do Setor de Compras em relação a insumos e demais materiais essenciais para a produção.

Melhor performance palete/hora

A capacidade de produção/armazenagem é contabilizada a partir da capacidade de movimentação de um número exato de paletes (que irá mudar de acordo com o tamanho/profundidade da sua operação) em 1 hora.

Atualizar o layout do seu armazém poderá possibilitar o foco neste indicador, aumentando a capacidade dos paletes por hora de trabalho.

Otimização de espaço

Este benefício é o mais fácil de concluir como essencial para sua estratégia logística. Afinal, o aumento da demanda por produtividade no armazém faz com que a escassez de espaço seja o primeiro ponto a ser sentido pela equipe de gestão logística.

No entanto, nem sempre é necessário comprar ou alugar um novo espaço se você conseguir criar um layout inteligente para o espaço que você já tem. Podemos aproveitar o espaço vertical da sua instalação.

Acredite, o seu armazém ainda tem muito espaço disponível para ampliar sua capacidade de estocagem. Atualizar o layout para um sistema automatizado, você poderá modularizar a operação e reorganizar a movimentação das cargas, diminuindo, assim, os corredores operacionais, aproveitando melhor sua área disponível.

Abaixo, você vê um exemplo prático de otimização de espaço com layout desenhado para um sistema automatizado:

Disponibilidade de informações

Quando se fala em proatividade estratégica, este ponto faz toda a diferença nos seus resultados logísticos. Empresas com armazéns e Centros de Distribuição de grande porte sempre utilizam sistema de gestão para tentar, da forma mais eficiente possível, ter precisão com as informações da gestão do armazém.

Já deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatório conseguir acompanhar, em tempo real, os dados das operações do armazém.

A disponibilidade de informações ajuda gestores nas tomadas de decisão que poderão definir o sucesso do seu negócio na redução de danos, nas falhas de inventário e adequação de processos dentro da cadeia de suprimentos.

Este ponto está diretamente ligado ao próximo.

Integração com WMS ou ERP existente no layout antigo

O projeto do novo layout, muitas vezes, pode ficar em ponto de espera por muito tempo com medo de se perderem os dados dos sistemas de gestão que foram utilizados por anos na empresa.

Por isso, ao pensar em um novo layout para o armazém, a melhor opção será adotar um sistema automatizado. Os sistemas de última geração permitem integração com ERP, WMS ou demais sistemas de forma ágil e segura.

Essa atualização irá garantir interfaces mais fáceis e intuitivas ao manuseio, sem perder as informações que sua equipe já utiliza nas atividades operacionais e nos levantamentos periódicos.

Precisa atualizar o layout do seu armazém e aproveitar esses benefícios a favor do seu negócio?

Entre em contato com a nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br