fbpx

Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos

As inovações tecnológicas na área da automação logística cada vez mais são traduzidas como vantagem competitiva e maior margem de lucro para as empresas que enxergam além e buscam otimizar custos do armazém.  De acordo com o ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), o custo logístico representa cerca de 12,3% do PIB nacional brasileiro e cerca de 7,6% da receita líquida das empresas, considerando transporte, estoque e armazenagem.

Os custos de armazenagem são necessários para manter a operação funcionando com qualidade, mas quando muito elevados, podem aumentar o valor para o cliente final ou prejudicar a lucratividade.

A tecnologia é uma maneira estratégica de otimizar custos e ampliar os resultados do setor, uma vez que possibilita a tomada de decisões mais eficiente por parte da gestão, independente do porte da sua operação.

Além da maior rapidez, confiança e precisão nas atividades realizadas, a automação logística do armazém  promove redução nos custos, no tempo das tarefas, na quantidade de erros e no índice de retrabalhos da empresa.

Apesar do investimento inicial em inovações tecnológicas ter um maior impacto, é certo que o retorno a médio e longo prazo somado ao valor agregado às mudanças significativas a serem implementadas no seu negócio serão mais do que compensatórios.

Neste artigo, aqui no blog da Scheffer, você vai conhecer os três principais aspectos da automação logística para otimizar custos no seu armazém

Como otimizar custos logísticos com a automação do armazém

A automação logística ocorre em duas vertentes básicas: substituição do trabalho manual em tarefas de maior complexidade e melhora da qualidade do produto/serviço final com consequente redução de custos.

Conheça os 3 principais aspectos para a otimização de custos:

  • Verticalização

De modo geral, os setores que mais se beneficiam com a verticalização são aqueles em que os produtos podem ser paletizados. No entanto, com o uso dos equipamentos e estruturas corretas, esse método pode ser aplicado em qualquer área.

A verticalização do estoque traz ganhos significativos e gera reflexos em diversos setores do negócio. Entre as principais vantagens estão: ganho de espaço, maior organização do estoque, mais agilidade nas operações de entrada e saída, melhoria na gestão do armazém, maior segurança dos produtos e redução de perdas do estoque.

  • Picking Automático

O picking automático pode ser implantado em armazéns de todos os portes, dos gigantescos aos modestos, abrangendo por completo as tarefas de preparação de pedidos, sendo estas a coleta ou extração de mercadoria, transporte no armazém, acondicionamento e expedição.

A instalação de sistemas automáticos para ajudar nas tarefas de picking tem como principais benefícios maior velocidade na realização das tarefas, maior cumprimento das medidas de segurança e redução de danos às cargas.

  • Dados estratégicos atualizados em tempo real

Detectar corretamente as necessidades e avaliar constantemente o desempenho dos equipamentos é fundamental para o sucesso da automação logística do seu armazém.

Os sistemas automatizados possibilitam a compilação de dados estratégicos em tempo real tanto para o monitoramento de funcionários, manutenção de equipamentos e previsão de vendas futuras. 

Precisando otimizar os custos do seu armazém e aproveitar os benefícios da automação a favor do seu negócio?
Fale com a Scheffer. Clique aqui para conhecer nossas soluções  para armazenagem automática e  fale com nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogística.com.br.

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br