fbpx

Saiba como tornar a separação de pedidos mais eficiente

Processo de separação de pedidos é uma das etapas mais importantes em um armazém ou centro de distribuição logístico

A separação de pedidos dos clientes em um armazém logístico ou centro de distribuição, processo conhecido pelo termo inglês picking (ou order picking), é uma das etapas mais importantes para uma organização que trabalha com mercadorias, uma vez que influencia, diretamente, na eficácia dos serviços prestados pelas empresas e na própria experiência de compra dos consumidores.

Por conta disso, as empresas do setor logístico têm procurado implementar estratégias bem planejadas no intuito de deixar os estoques organizados e assegurar que as entregas de mercadorias sejam realizadas dentro do prazo. É aí que uma separação de pedidos bem conduzida pode fazer toda a diferença.

Leia também: O que seu e-commerce ganha com carregamento automático para envio de mercadorias?

O que é picking e como ele funciona?

Correspondente à separação dos pedidos dos clientes, o picking é o processo pelo qual os funcionários coletam os produtos dentro da área de estoque, enviando-os, em seguida, para o local de expedição, onde esses itens são conferidos e encaminhados para o transporte.

Em linhas gerais, a separação de pedidos tem quatro modalidades distintas:

  1. Picking Discreto: o funcionário dá início quando conclui a separação dos pedidos. Como apenas uma pessoa fica encarregada de toda a atividade, a probabilidade de falhas é remota, todavia, o tempo empregado no processo costuma ser maior;
  2. Picking por Onda: cada funcionário tem a responsabilidade de separar um produto por vez, que são acumulados e processados de acordo com um agendamento pré-estabelecido;
  3. Picking por Lote: uma vez acumulados os pedidos, o funcionário executa a separação de todas as mercadorias de uma única vez. O nome de separação por lote se justifica pelo fato de que, nesse caso, diversas ordens são concluídas simultaneamente. 
  4. Picking por Zona: o armazém logístico é dividido por áreas, sob cada uma das quais são inseridas determinadas categorias de produtos. Quando um pedido chega no setor de estoque, os funcionários realizam a separação dos itens de cada zona, sendo que a ordem só é fechada após as coletas serem concluídas.

E qual tipo de picking é o mais indicado? Isso vai depender da necessidade específica de cada empresa, o que inclui fatores como porte da organização, número de pedidos que costuma receber, capacidade de armazenagem e transporte, entre outros.

Quais são os principais benefícios da separação de pedidos?

Entre os principais benefícios da automação da separação de pedidos, podemos destacar a diminuição do tempo necessário para a finalização dos pedidos, redução dos custos operacionais, aumento da eficiência das equipes, menores índices de retrabalho e uma maior satisfação dos clientes.

O que fazer para implementar a separação de pedidos?

Em tempos de boom do e-commerce e consumidores cada vez mais exigentes, implementar uma separação de pedidos eficiente é imprescindível. Para tornar esse tipo de operação mais assertiva, algumas medidas básicas incluem:

– Planejar detalhadamente as rotinas do estoque;
– Padronizar o recebimento e registro de produtos no estoque;
– Priorizar os produtos que têm giro maior, tornando-os mais acessíveis;
– Investir em tecnologias de automação para agilizar os processos.

Leia também: Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos

Soluções Scheffer para a separação de pedidos

Sabia que a Scheffer conta com as melhores soluções do mercado para a separação de pedidos? Uma delas é o processo de picking Produto ao Homem, o qual dispõe de transelevadores automatizados que fornecem o produto a ser separado ao operador. Depois que a coleta do item é feita, o sistema rearmazena, automaticamente, o material. 

Conheça outras vantagens desta solução: http://schefferlogistica.com.br/solucao/produto-ao-homem/ 

Por sua vez, a solução da Scheffer Homem ao Produto tem como foco o cliente que apresenta uma alta demanda de separação, aliada a produtos de movimentação conhecida. Desse modo, é possível que seja implementado um sistema automatizado para ressuprimento das áreas de picking.

Conheça os demais benefícios desta solução: http://schefferlogistica.com.br/solucao/produto-ao-homem/ 

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor o que é, como funciona e qual é a importância da separação de pedidos (picking) em um armazém logístico ou centro de distribuição. Caso tenha interesse em adquirir mais informações sobre as soluções da Scheffer, entre em contato com o nosso time de especialistas: 

(42) 3239-0700

scheffer@schefferlogistica.com.br 

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br