fbpx

Desafios na hora de calcular o dimensionamento do armazém

Quando falamos sobre logística, podemos pensar no armazém como o coração  da supply chain, pois é o local que concentra grande partes dos processos vitais para operação. No entanto,  calcular o dimensionamento do armazém pode apresentar diversos desafios aos gestores. 

As tomadas de decisão relacionadas à capacidade de armazenagem podem influenciar tanto nos custos operacionais e  de infraestrutura, como nos custos de mão de obra.

Além de reduzir o espaço das operações, o dimensionamento pode gerar uma série de economias, a exemplo dos custos com energia elétrica, quantidade de colaboradores, aluguel do local, entre outros

O dimensionamento adequado do armazém possibilita suprir todas as necessidades de produção e distribuição, consequentemente  otimizando os lucros da sua empresa.

Para uma gestão logística eficiente é  fundamental buscar aproveitar ao máximo a capacidade  de armazenagem, e isto vai muito além de levar em conta apenas o tamanho do armazém.

É preciso considerar as especificidades de cada negócio e também diversos fatores para evitar problemas de organização e logística no decorrer da operação. 

Quer saber como dimensionar corretamente a capacidade do seu armazém? Então, continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer.

Leia também: Precisa ampliar a capacidade do armazém, mas o espaço físico é limitado?

O que você precisa saber para dimensionar o armazém

Ao conhecer a capacidade do armazém, podemos saber se há  espaços disponíveis para circulação, além de determinar as melhores formas de acesso para entrada e saída de mercadorias de grande porte.  

Também é por meio da avaliação da capacidade de armazenamento que podemos implementar mudanças operacionais que podem ser essenciais para sobrevivência do negócio, como o aumento do fluxo de materiais e veículos.

Não há como fugir dos cálculos na hora de dimensionar o armazém. Use a seguinte fórmula para obter a capacidade de estocagem do seu armazém:

Capacidade de armazenagem = (Superfície do armazém – Áreas não dedicadas ao armazém) x Altura máxima de armazenamento.

O dado acerca da superfície do armazém, em metros quadrados, costuma ser obtido na construção do prédio, é importante lembrar de subtrair as áreas que não são utilizadas para armazenagem, como banheiros, escritórios, vestiários, etc.

Já para obter a altura máxima de armazenamento, é preciso subtrair elementos, tais como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.

Outro cálculo importante para determinar se a capacidade máxima do armazém está sendo utilizada é descobrir o quanto de espaço vazio está sendo ocupado.

Quanto maior a porcentagem de uso, maior é o aproveitamento do espaço escolhido, ou seja, os investimentos no armazém foram bem aplicados.

Portanto é importante ficar atento aos espaços vazios do estoque para atingir sua capacidade máxima.

Use a seguinte fórmula para saber se o espaço está sendo usado de forma eficaz:

Espaço de armazenamento utilizado = Espaço efetivamente utilizado / Espaço total x 100.

Pronto, agora você já sabe como calcular a capacidade de armazenagem de seu armazém e avaliar o aproveitamento do espaço.

Contudo, é preciso considerar outros fatores para determinar o real dimensionamento da capacidade do armazém, entre eles:

  • O layout do armazém;
  • Os tipos de bens estocados;
  • O sistema de armazenagem utilizado;
  • As normas de armazenamento;
  • Os processos de preparação e separação de pedidos.

Só com uma análise detalhada destes fatores é possível tomar a decisão de reorganizar o seu armazém ou mesmo ampliá-lo para aumentar sua capacidade.

Veja também: 5 benefícios de atualizar o layout do armazém

Conte com a Scheffer para encontrar a melhor solução para seu armazém

Precisando repensar a estrutura do seu armazém para obter eficiência máxima na capacidade de estocagem e reduzir gastos? Fale com a equipe de especialistas da Scheffer.

Com mais de 20 anos de experiência de mercado, a Scheffer entende que seu foco principal é o cliente, por esse motivo suas soluções são personalizáveis de acordo com o tipo de segmento.

A equipe de engenharia da Scheffer está apta a estudar e desenvolver uma solução adequada para o seu negócio, integrada  com o sistema de armazenagem e gerenciamento, bem  como com outros  equipamentos já existentes.

Clique e conheça todas as nossas soluções para armazenagem automática.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br. 

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br