Ao assegurar que os produtos se movam de fornecedores para consumidores de maneira eficiente, a cadeia de suprimentos pode ser considerada um componente crítico de qualquer negócio.
No entanto, a segurança e a integridade da cadeia de suprimentos são desafios constantes. É aí que o blockchain entra em jogo, uma vez que esta tecnologia de registro distribuído oferece transparência, rastreabilidade e segurança excepcionais.
Leia também: Novas tecnologias na cadeia de suprimentos podem render economia de 30% para as companhias
Em nível de rastreabilidade, por exemplo, o blockchain permite a criação de registros digitais imutáveis de todas as transações em uma cadeia de suprimentos.
Funciona assim: cada vez que um produto é movimentado, fabricado, armazenado ou vendido, essa atividade é registrada em um bloco, e os blocos, por sua vez, são encadeados em ordem cronológica, algo que proporciona a rastreabilidade completa de um item, desde a origem até o destino final.
Confira outros benefícios proporcionados pelo blockchain
Prevenção de falsificação
Com a imutabilidade dos registros, torna-se extremamente difícil falsificar informações em um blockchain. Isso é crucial para evitar a entrada de produtos falsificados ou adulterados na cadeia de suprimentos. Assim, as partes envolvidas podem verificar a autenticidade de uma mercadoria em questão de segundos, reduzindo o risco de fraude.
Transparência e visibilidade
Outra vantagem do blockchain é o fornecimento de transparência e visibilidade em tempo real para todas as partes da cadeia de suprimentos. Os fornecedores, fabricantes, transportadores, distribuidores e clientes podem acessar informações atualizadas sobre a localização e o status dos produtos, o que permite uma melhor tomada de decisões e respostas mais rápidas a problemas.
Melhor gerenciamento de estoque
Com uma visão clara e em tempo real do estoque (em trânsito e em armazenamento), as empresas podem otimizar seus níveis de estoque e evitar escassez ou excesso. Esse diferencial resulta em economias de custo significativas e maior eficiência operacional.
Redução de custos de auditoria e conformidade
A auditoria e a conformidade são partes críticas da gestão da cadeia de suprimentos. Com o blockchain, as informações estão sempre atualizadas e facilmente acessíveis, o que simplifica o processo de auditoria e garante a conformidade com regulamentações e normas.
Maior confiança do consumidor
A transparência e a segurança do blockchain aumentam a confiança do consumidor, pois saber que os produtos que compram são autênticos e que sua origem pode ser rastreada proporciona aos clientes uma sensação de segurança.
Automação de contratos inteligentes
Além do registro de transações, o blockchain suporta contratos inteligentes. Esses documentos são executados, automaticamente, quando certas condições são atendidas, o que simplifica processos como pagamento, entrega e verificação de qualidade.
Leia também: ChatGPT e Supply Chain: entenda esta relação
O blockchain está transformando a maneira como as cadeias de suprimentos operam, adicionando uma camada de segurança e eficiência que era difícil de alcançar anteriormente.
Gostou deste artigo? Para conhecer as soluções da Scheffer em logística e automação, acesse o nosso site: https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/
Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores:
(42) 3239-0700