fbpx
Categorias
Logística

Como aumentar a eficiência do picking?

Constituindo uma das etapas com maior custo operacional de todo o processo de expedição de mercadorias e com impacto direto nas demais atividades logísticas  de uma empresa, aumentar a eficiência do  picking é o objetivo da maioria dos gestores.

O picking, também conhecido como order picking, é a seleção de pedidos de um armazém, que determina a etapa de separação ou preparação de pedidos para despacho, sendo formado por quatro fases: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

O aprimoramento do sistema de picking, além de garantir maior satisfação do consumidor final e aumentar a produtividade, também possibilita a redução de gastos com a logística reversa.

No entanto,  é preciso estabelecer uma estratégia de picking de acordo com as particularidades de cada negócio, levando em conta aspectos como o intervalo de tempo entre as coletas de pedidos e o número de produtos por pedido. 

Leia também: 4 formas de reduzir custos na separação de produtos

Saiba como aumentar a eficiência do picking 

Além das peculiaridades da atividade exercida pela empresa, para adotar a melhor estratégia de picking, o gestor logístico deve ter em mente o ritmo de crescimento do negócio.

Os seguintes elementos devem ser levados em conta para escolher o pinking ideal para otimizar a operação: mão de obra, processos, equipamentos, sistemas e novas tecnologias.

Confira algumas dicas para tornar o picking do seu negócio mais eficiente:

Encurte as distâncias do armazém 

Analise o volume de pedidos e organize o armazém de modo que os produtos com maior demanda fiquem próximos do local de preparação, já os com menor saída podem ficar um pouco mais distante. Para isso, consulte e avalie suas previsões.

Também é essencial garantir que todas as mercadorias estão corretamente organizadas para diminuir o tempo de localização de um artigo.

Avalie os diferentes tipos de picking

Existem diferentes tipos de picking, entre eles: a retirada por artigo, a retirada por grupo ou picking por ondas, e a retirada por área. 

Uma vez que o picking é uma atividade em que comumente há perda de tempo, avaliar os diferentes tipos de picking de acordo com a realidade do negócio, irá otimizar toda a operação.

Invista em tecnologia

Além de proporcionar uma visão integrada, aliar a tecnologia à estratégia adequada de picking  simplifica processos garantindo maior centralização, confiabilidade e segurança dos dados, bem como maximização da produtividade e redução dos custos.

Todos esses benefícios são refletidos nos ganhos de prazo para entrega e carregamento dos produtos e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente.

Veja também: Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos

Scheffer: as melhores soluções para aumentar a eficiência do picking

Sempre saindo na frente quando o assunto é o desenvolvimento de novas tecnologias, a Scheffer possui soluções para diferentes tipos de picking, voltadas tanto para produto ao homem, como homem ao produto.

Os projetos de picking são desenvolvidos com base na necessidade de cada cliente, por isso, a máxima eficiência é sempre garantida.

Além disso, os equipamentos da Scheffer possuem fácil instalação, mesmo em casos de operações já em andamento.

Clique aqui e conheça as soluções de picking da Sheffer mais adequadas para o seu negócio e ganhe mais segurança, agilidade e redução de custos na separação de pedidos.

Converse com os especialistas da Scheffer, fale com nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br