fbpx

Por que verticalizar seu armazém?

Um dos grandes desafios da gestão logística é adequar a capacidade do espaço ao volume de produtos/insumos a serem armazenados. Na busca de soluções inteligentes que se mostrem tecnicamente eficientes no aumento da produtividade, é pertinente que seja estudada a possibilidade de verticalizar o armazém.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), impulsionado pelas medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, o e-commerce teve 68% de crescimento em 2020, alcançando R$126,3 bilhões com 11% de participação de mercado.

A maior demanda de consumo, somado a fatores como o aumento da variedade de produtos, entregas mais frequentes, menores tempos de atendimento, menor tolerância a erros de separação de pedidos  e pressões para redução dos níveis de estoque, são alguns dos principais drivers da complexidade da logística que direcionam para verticalização do armazém.

Neste artigo, aqui no blog da Scheffer, vamos abordar ponto a ponto as vantagens e benefícios da verticalização, para ajudar a responder a pergunta feita por inúmeros gestores: por que verticalizar seu armazém? Se essa também é sua dúvida, continue a leitura e confira.

Leia também: 5 benefícios de atualizar o layout do armazém

Benefícios de verticalizar seu armazém 

Enquanto no estoque horizontal é possível guardar apenas um item em cada local, o que torna as manobras internas no galpão muito mais complicadas, no estoque vertical, o layout considera que o armazenamento dos produtos será feito utilizando o espaço desde o chão até o teto. Ou seja, o espaço de armazenamento aumenta e há uma melhor organização.

Outro aspecto a ser considerado é a economia financeira. Devido ao pouco espaço disponível nos grandes centros urbanos, algumas empresas precisam contratar fornecedores de armazenamento, arcando com altos custos de aluguel. O aproveitamento da área vertical disponível permite oportunidades de ampliação do negócio com, proporcionalmente, muito menos investimento.

Outros benefícios  da verticalização do armazém são:

  • Melhor visualização e acesso a todos os itens: a melhor organização dos produtos/insumos permite visualizar de forma mais fácil todos os produtos/insumos, tornando o acesso mais ágil;
  • Mais velocidade nas operações: com o  estoque mais verticalizado, as distâncias a serem percorridas são mais curtas, não sendo necessário grandes áreas de manobras, o que  agiliza muito a operação;
  • Otimização da distribuição: a melhor organização gerada pela verticalização do estoque torna todos os processos da distribuição mais assertivos e rápidos, gerando uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência.

Armazém autoportante com transelevador da Scheffer: maior aproveitamento de espaço

Projetado com peças de alta densidade e seletividade, o armazém autoportante com transelevador da Scheffer é a solução ideal para atingir grandes alturas e promover uma expansão mais flexível, tornando possível atender as necessidades de armazenamento à medida que a empresa cresce.

O projeto personalizado é criado para se adequar às necessidades do seu negócio. As diversas opções de layout permitem a integração do sistema de armazenagem com outras áreas e equipamentos já existentes, bem como a integração entre sistemas de gerenciamento (ERP / WMS existentes).

Entre os principais benefícios desta estratégia, temos:

  • Alta capacidade de armazenamento: os transelevadores que equipam este sistema podem ser projetados para trabalhar em simples e dupla profundidade com garfo telescópico ou múltiplas profundidades com o carro satélite;
  • Otimização da área: é possível trabalhar com armazéns de até 40 metros;
  • Melhor custo x benefício: os custos para a montagem de uma estrutura autoportante são bem menores em comparação aos de uma de alvenaria; 
  • Eficiência energética: o equipamento opera em sistema automático com tecnologia regenerativa de energia.

Saiba mais sobre o armazém autoportante da Scheffer, acesse https://bit.ly/3P4gpBg

Agora que você já conhece os motivos para a verticalização da armazenagem, acredita  que seu armazém pode garantir melhores resultados?

Fale com os especialistas da Scheffer. Entre em contato com a nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br. 

COMPARTILHE:

POSTS ANTERIORES

FALE CONOSCO

Rua Pedro Mezzomo, 256
Jardim Los Angeles, Ponta Grossa – PR
CEP: 84071-210

(42) 3239-0700 / Fax: (42) 3239-0701

scheffer@schefferlogística.com.br