Categories
Logística

Hub Logístico: o que é, vantagens e como funciona

Hubs logísticos podem ser definidos como pontos de localização estratégica idealizados para atender múltiplas rotas de distribuição de mercadorias

Os atrasos nas entregas de mercadorias, sobretudo no setor de e-commerce, estão entre os principais obstáculos das empresas que atuam nesse segmento, uma vez que a experiência do consumidor em relação ao pedido acaba comprometida.

Este é um dos fatores que ajudam a explicar o sucesso dos hubs logísticos, que podem ser definidos como pontos de localização estratégica idealizados para atender múltiplas rotas de distribuição de mercadorias.

Leia também: Saiba a importância da gestão de riscos logísticos

Geralmente, os hubs logísticos estão situados nos centros urbanos (com exceção do Centro de Distribuição), em áreas em que o negócio conta com uma alta demanda e precisa simplificar suas operações. Eles também podem apresentar diferentes tipos de estruturas e tamanhos. 

Entre os principais benefícios de implementar ou adquirir um hub logístico, destacamos:

– Otimização das entregas de mercadorias;

– Planejamentos mais eficientes quanto à disponibilidade e urgência no recebimento;

– Localização estratégica e privilegiada;

– Melhor controle das operações;

– Maior satisfação e fidelização dos clientes.

Principais tipos de hub logístico

Entre os tipos mais comuns de hub logístico, podemos citar o Centro de Distribuição, os Cross Docking, os Transit Points e os Lockers. Vamos conhecer um pouco melhor cada um deles?

  • Centro de Distribuição: tipo mais tradicional de hub logístico, é uma solução para empresas que atuam com um grande estoque e precisam executar o fornecimento dos produtos para outros pontos menores;
  • Cross Docking: busca facilitar os processos do supply chain, proporcionando uma dinâmica mais rápida, que reduz as etapas da cadeia de suprimentos;
  • Transit Points: objetivam a distribuição de mercadorias dentro das necessidades logísticas, com base em uma estratégia de economia e eficiência. Ao contrário dos demais, não realiza armazenamento;
  • Lockers: mais voltados às pequenas e médias empresas, funcionam como mini hubs para atender uma dinâmica logística bem alinhada. Mesmo sem um grande estoque, conseguem escoar entregas e pedidos com eficiência.

Leia também: Layout do armazém: tudo o que você precisa saber

Dica da Scheffer: se a sua empresa está pensando em implementar ou adquirir um hub logístico é fundamental investir em uma equipe interna com foco em inovação.

Dessa forma, a missão de implementar as ferramentas mais adequadas, reduzir os gargalos operacionais e aproveitar as melhores oportunidades do mercado crescem, consideravelmente.

A Scheffer destaca-se por ser a primeira empresa nacional com fabricação de sistema de armazenagem automático com transelevadores, buscando a melhoria contínua de seus produtos e soluções. Se interessou? Fale com um dos nossos consultores:
(42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br

Categories
Logística

3 razões para automatizar seu armazém logístico em 2023

Automatizar seu armazém logístico é uma ação que pode ser determinante para alavancar os negócios

Se os processos que envolvem a logística do seu negócio não oferecem a eficiência necessária para a sua organização, provavelmente a ausência de automação está entre os motivos dessa insuficiência.

Daí a importância de automatizar seu armazém logístico em 2023. Fundamental em meio a Era Digital que vivemos atualmente, esta decisão pode ser determinante para que a sua empresa mantenha a competitividade nesse mercado tão disputado.

Leia também: Como aumentar a eficiência do picking?

Como funciona um armazém logístico automatizado?

Automatizar seu armazém logístico significa passar a contar com um espaço de armazenamento no qual sistemas automatizados e equipamentos são instalados para assegurar a otimização das operações.

Com um armazém logístico automatizado, todos os processos intralogísticos se tornam integrados, o que inclui o maquinário, recebimento e expedição de mercadorias, armazenagem, movimentação e inventário. 

Nesse aspecto, também merece menção a importância do software logístico, que contribui para a centralização do controle das mais diversas áreas – algo imprescindível para subsidiar as tomadas de decisão.

Além do aumento considerável da eficiência nas áreas de operação e produção, ampliação de receitas e redução de custos, listamos outras três razões para você automatizar seu armazém logístico em 2023:

  1. Segurança e Ergonomia: a automatização do armazém possibilita que os produtos sejam transportados de modo ergonômico e seguro, evitando trabalhos manuais desnecessários e diminuindo os riscos de acidentes;
  2. Otimização do Espaço: um armazém automatizado consegue reorganizar os seus espaços apenas com o uso de tecnologias inovadoras, reduzindo a necessidade de corredores amplos e ampliando a capacidade produtiva;
  3. Controle de Estoque mais assertivo: em um armazém automatizado, cada movimentação é controlada e atualizada em tempo real, diminuindo a chance de falhas e evitando desperdícios.

Leia também: Conheça as diferenças entre centro de distribuição e armazémGostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor as vantagens de passar a contar com um armazém logístico automatizado. Sabia que a Scheffer tem as soluções de automação ideais para as operações da sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time de consultores e dê a guinada que o seu negócio precisa para potencializar os resultados em 2023: https://schefferlogistica.com.br/contato/