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Conheça as diferenças entre centro de distribuição e armazém

Um equívoco muito comum, quando falamos de conceitos logísticos, é tratar  centro de distribuição e armazém como sinônimos. Mas, na prática, você sabe as diferenças entre essas duas estruturas voltadas para o armazenamento?

Apesar de muitas vezes aparentemente não existirem aspectos divergentes entre a configuração do centro de distribuição e do armazém, é na funcionalidade de cada um que ocorrem os principais destaques.

Conhecer as diferenças entre as funções destas estruturas permite a tomada de decisão mais assertiva sobre qual melhor atende os interesses do negócio, levando em conta aspectos como os tipos de operações e produtos a serem movimentados, de modo a atender as demandas de forma otimizada e eficiente.

Por isso, antes de abordar as diferenças, é importante conceituar os dois termos para entender suas funcionalidades básicas.

Um centro de distribuição, também conhecido por CD, é uma unidade física de armazenamento e despacho. É o espaço que prioriza a localização estratégica, no qual são centralizados os processos de recebimento, armazenamento, separação e encaminhamento de produtos para a entrega.

Já o armazém convencional é uma construção física que tem por finalidade o armazenamento e conservação de mercadorias. Embora também possa executar a expedição de produtos, isto costuma ocorrer no ambiente da própria empresa que realiza todas as etapas da cadeia logística para o envio do produto de acordo com o pedido.

Leia também: Desafios na hora de calcular o dimensionamento do armazém

Diferenças entre centro de distribuição e armazém 

Como já citamos, a diferença primordial entre um centro de distribuição e um armazém está na sua função, mas além do uso dado a cada estrutura, outros aspectos diferenciam esses espaços físicos tão importantes na supply chain. 

Confira a seguir as diferenças entre centro de distribuição e armazém:

  • Localização

Uma das principais características a ser considerada ao planejar um armazém é sua proximidade com a linha de produção para que os insumos cheguem de forma ágil e rápida, garantindo maior eficiência, assim como os produtos finais sejam encaminhados prontamente para o estoque.

Já o centro de distribuição, para atender sua finalidade, busca maior proximidade com os clientes, sejam eles consumidores finais, distribuidores ou varejistas. Como a distribuição é o foco, o objetivo é facilitar o processo de entrega.

  • Tempo de armazenagem

O armazém costuma armazenar os itens pelo período de tempo que for necessário, de acordo com o ramo de atividade da empresa e considerando a necessidade de manutenção do estoque conforme a demanda.

Enquanto no CD o período de armazenagem normalmente é mais curto, devido ao fluxo de distribuição. Deste modo, comumente após a mercadoria dá entrada e ser conferida, já há a separação de acordo com o local de entrega, para na sequência ocorrer o embarque e a expedição.

  • Disponibilidade de estoque

Por conta da circulação de itens ocorrer de acordo com o fluxo de vendas, o estoque do armazém necessita de uma maior diversidade de estoque. Nesse cenário, a gestão do inventário é essencial para garantir a eficiência, prevenindo perdas e mantendo as informações sempre atualizadas.

No centro de distribuição, contudo, a finalidade é armazenar o item apenas até o pedido e distribuir de modo imediato. Assim, as mercadorias armazenadas podem ser selecionadas seguindo critérios mais específicos, como por exemplo, aqueles com maior demanda por parte dos clientes.

Veja também: Por que verticalizar seu armazém?

Scheffer: as mais eficientes soluções em armazenagem

Tanto o centro de distribuição, como o armazém, são estruturas fundamentais para a adoção de uma estratégia logística otimizada com foco na alta produtividade e máxima eficiência.

Para escolher a melhor opção para o seu negócio, leve em consideração o ramo da atividade exercida por sua empresa  e também seus planos de expansão.

A Scheffer tem mais de duas décadas de mercado focando em desenvolver soluções de logística e automação personalizáveis, conforme o segmento de atuação dos seus clientes.

Conte com a equipe de especialistas da Scheffer para implantar a solução logística individualizada mais adequada para o seu negócio.

Acesse e confira todas as nossas soluções logísticas.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br.

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Logística

Você sabe o que é logística verde?

Você já deve ter se deparado com um tema que vem cada dia mais tomando conta do mundo logístico: a chamada logística verde. Mas, você sabe na prática o que isso significa?

O conceito de logística verde, também conhecida como logística ambiental ou eco-logística, refere-se a um conjunto de ações e políticas sustentáveis que tem por finalidade diminuir o impacto ambiental ocasionado pelas atividades realizadas pelo setor logístico.

Essa abordagem logística interfere tanto na configuração de processos e sistemas, assim como no transporte, distribuição e armazenagem de produtos.

A logística verde tem como principal objetivo encontrar um equilíbrio, durante a tomada de decisão, entre as vantagens econômicas e ecológicas. 

É importante diferenciar os conceitos de logística verde de logística reversa.

Embora ambos versem sobre a preocupação com os impactos ambientais, a logística verde atua durante o planejamento estratégico do negócio, optando por medidas que causem os menores impactos no meio ambiente.

Já na logística reversa, busca cuidar de forma responsável dos danos ambientais, seja de embalagens ou resíduos químicos, por exemplo, gerados pela atividade logística.

Continue a leitura deste artigo, aqui no blog da Scheffer, para saber mais sobre logística verde.

Leia também: Como tornar a operação logística mais sustentável

Como a logística verde funciona na prática?

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 1 em cada 3 consumidores afirmam que se preocupam muito com as práticas sustentáveis das marcas que consomem e 55% dão preferência por empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente.

As discussões sobre a responsabilidade das organizações não é uma temática recente, inclusive no Brasil e no mundo, já existem uma série de legislações ambientais que enquadram as empresas nesse sentido.

Entre as leis brasileiras, podemos citar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a do Meio Ambiente, a Lei de Crimes Ambientais, a Lei dos Agrotóxicos e a Lei do Zoneamento Industrial.

Selos e certificados, como Carbon Trust Standard, ISO 14001, ISO 26000, ISO 50001 e OHSAS 18001 também atestam a responsabilidade ambiental das empresas.

A medida ambientalmente responsável a ser adotada para realizar uma logística verde pode variar de acordo com a atividade desenvolvida por cada empresa, no entanto, entre as principais soluções verdes para cada etapa logística podemos considerar:

  • Empacotamento: tem como prioridade diminuir o uso de matéria-prima e utilizar embalagens biodegradáveis;
  • Carga e descarga: por meio da automatização de processos e soluções tecnológicas visa diminuir o desperdício nos meios de produção;
  • Armazenamento: otimização da gestão para dinamizar o transporte;
  • Transporte: investimentos em soluções que possibilitem a redução dos gases do efeito estufa e que consumam menos energia;
  • Distribuição: diminuição dos resíduos poluentes gerados pela entrega e redução dos custos com deslocamento;
  • Gestão de dados: busca a eficiência produtiva equilibrada com a responsabilidade ambiental através da análise de dados e informações de todas as etapas da cadeia produtiva;
  • Reciclagem e reutilização: tem como principal vertente as soluções para coleta e reciclagem de insumos e produtos.

Entre os principais desafios enfrentados para implantação da logística verde estão a dependência dos combustíveis fósseis, entregas de última milha provocadas pelo crescimento exponencial do e-commerce acelerado pela pandemia e a falta de investimentos em soluções tecnológicas e infraestrutura. 

Scheffer: investindo em soluções de logística verde

Quando tratamos de sustentabilidade ambiental, todos têm a ganhar, afinal, o planeta é a casa de todos nós.

Sempre atenta às tendências de mercado e à frente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a Scheffer também se preocupa em contribuir para tornar as operações logísticas mais sustentáveis.

Com maior eficiência energética, ao operar  com um sistema automático por meio de tecnologia regenerativa de energia, o armazém autoportante da Scheffer é um excelente exemplo de solução que  evita os gastos energéticos desnecessários e ainda reduz a necessidade de extrair os recursos naturais para este fim.

Para conhecer mais sobre o armazém autoportante da Scheffer e outras das nossas soluções, acesse aqui.