Categories
Logística

Como aumentar a eficiência do picking?

Constituindo uma das etapas com maior custo operacional de todo o processo de expedição de mercadorias e com impacto direto nas demais atividades logísticas  de uma empresa, aumentar a eficiência do  picking é o objetivo da maioria dos gestores.

O picking, também conhecido como order picking, é a seleção de pedidos de um armazém, que determina a etapa de separação ou preparação de pedidos para despacho, sendo formado por quatro fases: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

O aprimoramento do sistema de picking, além de garantir maior satisfação do consumidor final e aumentar a produtividade, também possibilita a redução de gastos com a logística reversa.

No entanto,  é preciso estabelecer uma estratégia de picking de acordo com as particularidades de cada negócio, levando em conta aspectos como o intervalo de tempo entre as coletas de pedidos e o número de produtos por pedido. 

Leia também: 4 formas de reduzir custos na separação de produtos

Saiba como aumentar a eficiência do picking 

Além das peculiaridades da atividade exercida pela empresa, para adotar a melhor estratégia de picking, o gestor logístico deve ter em mente o ritmo de crescimento do negócio.

Os seguintes elementos devem ser levados em conta para escolher o pinking ideal para otimizar a operação: mão de obra, processos, equipamentos, sistemas e novas tecnologias.

Confira algumas dicas para tornar o picking do seu negócio mais eficiente:

Encurte as distâncias do armazém 

Analise o volume de pedidos e organize o armazém de modo que os produtos com maior demanda fiquem próximos do local de preparação, já os com menor saída podem ficar um pouco mais distante. Para isso, consulte e avalie suas previsões.

Também é essencial garantir que todas as mercadorias estão corretamente organizadas para diminuir o tempo de localização de um artigo.

Avalie os diferentes tipos de picking

Existem diferentes tipos de picking, entre eles: a retirada por artigo, a retirada por grupo ou picking por ondas, e a retirada por área. 

Uma vez que o picking é uma atividade em que comumente há perda de tempo, avaliar os diferentes tipos de picking de acordo com a realidade do negócio, irá otimizar toda a operação.

Invista em tecnologia

Além de proporcionar uma visão integrada, aliar a tecnologia à estratégia adequada de picking  simplifica processos garantindo maior centralização, confiabilidade e segurança dos dados, bem como maximização da produtividade e redução dos custos.

Todos esses benefícios são refletidos nos ganhos de prazo para entrega e carregamento dos produtos e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente.

Veja também: Entenda o impacto da automação do armazém para otimizar custos logísticos

Scheffer: as melhores soluções para aumentar a eficiência do picking

Sempre saindo na frente quando o assunto é o desenvolvimento de novas tecnologias, a Scheffer possui soluções para diferentes tipos de picking, voltadas tanto para produto ao homem, como homem ao produto.

Os projetos de picking são desenvolvidos com base na necessidade de cada cliente, por isso, a máxima eficiência é sempre garantida.

Além disso, os equipamentos da Scheffer possuem fácil instalação, mesmo em casos de operações já em andamento.

Clique aqui e conheça as soluções de picking da Sheffer mais adequadas para o seu negócio e ganhe mais segurança, agilidade e redução de custos na separação de pedidos.

Converse com os especialistas da Scheffer, fale com nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br

Categories
Logística

Layout do armazém: tudo que você precisa saber

Um armazenamento eficiente é uma das atividades mais importante da gestão logística, uma vez que elimina gargalos e otimiza  os processos de entrega. Mas para que isso ocorra, é preciso investir no layout do armazém.

O armazém é o espaço físico destinado a funções essenciais, como o recebimento, identificação e classificação de  insumos e produtos, além da preparação e despacho  de pedidos.

Um armazém com layout bem projetado otimiza essas funções, garantindo a melhores resultados e evitando perdas operacionais.

Entre os principais benefícios de um bom layout, podemos destacar:

  • Aproveitamento inteligente do espaço para armazenar mais itens; 
  • Redução da movimentação de mercadorias;
  • Equipes mais ágeis e produtivas, uma vez que a organização é mais eficiente;
  • Maior controle do fluxo de estoque;
  • Estocagem mais econômica.

Além de priorizar as normas e regras básicas de uma boa armazenagem, o layout do armazém deve tornar a movimentação mais rápida, evitando zonas de congestionamento para reduzir o tempo de realização dos processos. 

Quer saber como montar um layout eficiente e garantir a otimização dos processos de armazenagem? Então, continue a leitura desse conteúdo, aqui no blog da Scheffer.

Leia também: Como implementar o 5S no seu armazém?

3 dicas para montar um layout de armazém eficiente

Vale lembrar que cada empresa precisa levar em conta as atividades exercidas por seu negócio na hora de projetar o layout, pois cada uma tem necessidades particulares que devem ser avaliadas.

No entanto, todas as empresas precisam considerar no momento do planejamento do armazém alguns aspectos, como o volume de mercadorias e o fluxo de entrada e saída de produtos.

A seguir, separamos três dicas para ajudar a montar um layout de armazém eficiente:

  1. Avalie seu espaço físico

Conhecer todo o potencial do seu espaço físico é o primeiro passo a ser tomado para definição do layout do armazém. Uma avaliação criteriosa das áreas de manobras dos equipamentos e do fluxo de pessoas e de produtos são essenciais para planejar a utilização do espaço de estocagem.

  1. Analise as características dos produtos

O tamanho das mercadorias, assim como suas particularidades de armazenamento devem ser considerados para não existir desperdício de espaço e prejuízos no acondicionamento. Alguns produtos, por exemplo, exigem um maior controle de temperatura para garantir sua integridade.

  1. Priorize os sistemas de armazenagem  que mais se adequam aos seus produtos 

Existem diversos tipos de sistemas de armazenagem, como flow rack, estantes de armazenamento, porta paletes convencionais e o sistema de gerenciamento WMS, um dos mais utilizados na atualidade. Por isso, é preciso conhecer todas e analisar a que melhor se adapta aos seus produtos e garante  a logística mais eficiente, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Veja também: 5 benefícios de atualizar o layout do armazém

Conte com a Scheffer para otimizar o layout do seu armazém

Com mais de 20 anos de experiência de mercado, a Scheffer desenvolveu uma série de soluções de armazenagem automática que priorizam o aproveitamento de todo o espaço do layout do armazém, garantindo alta performance e redução de erros operacionais.

Além disto, a Scheffer  conta com uma equipe técnica especializada e preparada para atender o cliente desde o início do projeto até a etapa final de entrega.

Aproveite todos os benefícios do layout do armazém a favor do seu negócio, fale com os especialistas da Scheffer.

Entre em contato com a nossa equipe comercial: (42) 3239-0700 | scheffer@schefferlogistica.com.br