Categories
Logística

Conheça 3 aplicações de Gêmeos Digitais na logística

Na logística, os Gêmeos Digitais podem ser empregados nos softwares de cálculo para estruturas

Você já ouviu falar nos Digital Twins (Gêmeos Digitais)? Esta tecnologia simula o comportamento de estruturas, sistemas ou máquinas por meio da combinação entre a Internet das Coisas (IoT) e o Machine Learning.

Na logística, os Gêmeos Digitais podem ser utilizados, por exemplo, na reprodução digital de um armazém autoportante, nas tomadas de decisão em meio aos picos de demanda ou mesmo na visualização em 3D dos fluxos de trabalho dos operadores.

Leia também: 4 dicas para uma logística mais inteligente

Como os Gêmeos Digitais funcionam?

Os Gêmeos Digitais são capazes de criar representações animadas de alta precisão, as quais possibilitam a análise de eficiência dos processos produtivos, além de mensurar se eles são viáveis em uma instalação. 

Para isso, essa tecnologia faz uso de sistemas ciberfísicos, que conectam os objetos físicos aos softwares virtuais no intuito de coletar e controlar todos os dados disponíveis. 

Gêmeos Digitais: vantagens para a logística

Entre as principais vantagens dos Gêmeos Digitais para a logística, destacamos a possibilidade de antecipar qualquer tipo de situação no armazém, além de auxiliar no funcionamento de diferentes tipos de operações e processos.

Leia também: Quando optar por um armazém autoportante?

Aplicações dos Digital Twins 

No setor logístico, os Gêmeos Digitais podem ser empregados nos softwares de cálculo para estruturas, que são utilizados para garantir a estabilidade dos sistemas de armazenagem. A tecnologia também tem as seguintes aplicações:

  1. Avaliar a eficiência dos processos logísticos;
  2. Assegurar a estabilidade da estrutura do armazém;
  3. Facilitar a implantação do WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém).

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor como funcionam os Gêmeos Digitais e de que forma eles podem ser importantes no segmento logístico

Deseja conhecer as soluções da Scheffer na área da automação logística?

Entre em contato com um dos nossos consultores:

(42) 3239-0700

scheffer@schefferlogistica.com.br 

https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/
Categories
Logística

ChatGPT e Supply Chain: entenda esta relação

No campo logístico, especialistas apontam que a tecnologia ChatGPT pode contribuir na área de supply chain

Um dos assuntos mais comentados atualmente no âmbito das inovações tecnológicas, o ChatGPT (sigla para Chat Generative Pre-trained Transformer) tem grande potencial para ajudar a desenvolver muitos setores da economia, entre eles, a logística.

Em linhas gerais, o ChatGPT é um programa informático que utiliza Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (NLP) com o objetivo de compreender os questionamentos do(a) usuário(a) e automatizar as respostas.

Leia também: Eficiência Logística: o que é, importância e como implementar

Desse modo, podemos dizer que o ChatGPT, ao combinar técnicas de machine learning e deep learning, simula uma conversa humana, representando uma considerável evolução em relação aos chatbots existentes no mercado.

Potencialidades do ChatGPT na logística

No campo logístico, especialistas apontam que a tecnologia ChatGPT pode contribuir de maneira efetiva na área de supply chain (cadeia de suprimentos), uma vez que a IA já havia sido apontada como um dos pilares do segmento nos próximos anos.

Uma das potencialidades do ChatGPT na logística diz respeito a interação dos chatbots com os clientes, uma área que enfrenta dificuldades atualmente, mas que com a nova tecnologia – mais avançada – tende a apresentar evolução.

Leia também: 3 razões para automatizar seu armazém logístico em 2023

Ainda na cadeia de supply chain, o ChatGPT poderá gerar documentos automaticamente, atuando em conjunto com a tecnologia LMM (Tecnologia de Modelagem de Linguagem, na sigla em português). 

Como faz uso de modelos linguísticos para gerenciar grandes volumes de dados, o ChatGPT pode ser implementado em processos voltados ao cliente ou mesmo em processos internos, facilitando a busca por respostas e as tomadas de decisão. 

Desafios para implementação do ChatGPT

Todavia, o êxito da aplicabilidade do ChatGPT na logística dependerá, entre outros fatores, da capacidade de a tecnologia compreender quais dados são verdadeiros ou falsos, e quais informações não têm utilidade para o(a) usuário(a).

Apesar de seu imenso potencial, há um consenso de que ainda é cedo para conclusões acerca dos impactos que a tecnologia ChatGPT poderá causar na cadeia de suprimentos.  
Sobre um ponto, não resta dúvidas: além de mais tempo para conhecer melhor a tecnologia, também será necessário que o ChatGPT passe por processos internos capazes de assegurar a veracidade dos dados analisados, tornando-os mais confiáveis e ágeis.