Categories
Sem categoria

Ergonomia na logística: tudo o que você precisa saber

A logística é uma parte essencial de muitas empresas, pois garante que os produtos cheguem ao destino certo no momento estabelecido. No entanto, por trás dessa movimentação frenética de mercadorias, está uma questão crucial muitas vezes negligenciada: a ergonomia.

A ergonomia é o estudo da interação entre seres humanos e seu ambiente de trabalho. Seu objetivo é projetar ambientes e tarefas de trabalho de forma a minimizar o risco de lesões, além de melhorar o conforto e a produtividade dos colaboradores.

Nesse sentido, o Brasil conta com uma norma que regulamenta as questões referentes à ergonomia no ambiente de trabalho. Nos referimos à NR-17, criada na Portaria Nº 3.214, de 08 de junho de 1978.

Leia também: Como otimizar o layout do armazém?

A Ergonomia na Logística
Sabemos que a logística é uma indústria que envolve uma ampla gama de tarefas, desde o carregamento e descarregamento de mercadorias até a gestão de estoque e a entrega de produtos aos clientes. 

Todas essas atividades têm potencial para causar lesões e estresse aos trabalhadores se a ergonomia não for considerada.

Conheça algumas áreas onde a ergonomia desempenha um papel crucial na logística:

  • Levantamento e Carregamento de Cargas:  o uso de equipamentos adequados, como elevadores de carga automatizados, pode reduzir, significativamente, o risco de lesões relacionadas ao levantamento de cargas;
  • Layout do Armazém: um layout de armazém bem projetado pode minimizar a necessidade de movimentos repetitivos e excessivos;
  • Ergonomia dos Equipamentos: os equipamentos utilizados na logística devem ser projetados já considerando a disposição dos controles, a altura dos assentos e a facilidade de acesso a informações cruciais;
  • Prevenção de Lesões: treinamento adequado, pausas regulares e o uso de dispositivos ergonômicos podem ajudar a evitar problemas como lesões por esforço repetitivo, síndrome do túnel do carpo e machucados nas costas.

Agora que entendemos como a ergonomia se aplica à logística, é importante destacar os benefícios que ela pode oferecer: redução das lesões, aumento da produtividade, diminuição de custos com passivos trabalhistas e satisfação dos colaboradores.

Leia também: Flexibilidade: um atributo cada vez mais valorizado nas operações logísticas

Gostou deste artigo? Para conhecer as soluções da Scheffer que propiciam mais segurança às operações logísticas, acesse o nosso site: www.schefferlogistica.com.br

Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores:

(42) 3239-0700

scheffer@schefferlogistica.com.br 

Categories
Sem categoria

Vantagens do controle de processos para a eficiência do armazém

Sabia que o controle de processos desempenha um papel fundamental na melhoria da eficiência de um armazém logístico?

Ele permite, por exemplo, que as operações sejam mais organizadas, transparentes e adaptáveis, resultando em benefícios significativos.

Leia também: Saiba como implementar uma Logística de Entrada otimizada

Produtividade e otimização de espaços
Uma das principais vantagens de contar com um controle de processos bem implementado diz respeito a melhoria da produtividade. É que processos eficientes e padronizados permitem que a equipe do armazém execute suas tarefas de maneira mais rápida e eficiente.

A otimização de espaços, outro quesito tão valorizado quando o assunto são os armazéns logísticos, é outro fator que acaba beneficiado, uma vez que o controle de processos ajudar a ocupar melhor os ambientes, garantindo que os produtos sejam armazenados da maneira mais eficiente possível e reduzindo a necessidade de área adicional.

Veja outras vantagens significativas do controle de processos para a eficiência do armazém logístico:

  • Gestão de estoque aprimorada;
  • Redução de custos;
  • Tempo de resposta mais rápido;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Aumento da precisão;
  • Redução de erros.

Leia também: Novas tecnologias na cadeia de suprimentos podem render economia de 30% para as companhias

Como você pôde conferir neste artigo, o controle de processos desempenha um papel essencial na otimização das operações de um armazém logístico, melhorando a eficiência, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente. Logo, tais benefícios se traduzem em um ambiente logístico mais competitivo e bem-sucedido.

Precisando de soluções de logística e automação para alavancar os resultados da sua empresa? Acesse: https://schefferlogistica.com.br/nossas-solucoes/ 

Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores: (42) 3239-0700
scheffer@schefferlogistica.com.br